top of page
campanha-Governo.jpg
Buscar

Prefeitura de Ibiá promove palestra com a escritora ibiaense Ana Maria Gonçalves

Evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.


Imagem: Apex-Brasil


A Prefeitura de Ibiá, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove nesta quarta-feira (08), no Anfiteatro da Câmara de Vereadores, uma palestra com a premiada escritora ibiaense, Ana Maria Gonçalves, autora do best seller “Um Defeito de Cor”. O evento terá início a partir das 19 horas e faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.


A obra da escritora foi considerada pelo escritor e desenhista Millôr Fernandes, falecido em 2012, como a mais importante da literatura brasileira do século XXI.

Além da palestra, composta por debate e apresentação de trechos do livro, o público vai presenciar uma noite com muitas atrações especiais.


O livro


Em 2006, a autora torna-se conhecida em todo o país com o lançamento de Um defeito de cor, narrativa monumental de 952 páginas. O romance encena em primeira pessoa a trajetória de Kehinde, nascida no Benin (atual Daomé), desde o instante em que é escravizada, aos oito anos, até seu retorno à África, décadas mais tarde, como mulher livre, porém sem o filho, vendido pelo próprio pai a fim de saldar uma dívida de jogo.


O texto dialoga com o modelo pós-moderno da metaficção historiográfica e remete às biografias de Luiza Mahin – celebrada heroína do Levante dos Malês, ocorrido em Salvador em 1835 – e do poeta Luiz Gama – líder abolicionista e um dos precursores da literatura negra no Brasil, também vendido como escravo pelo próprio pai. Um defeito de cor conquistou o importante Prêmio Casa de Las Américas de 2006 como melhor romance do ano.