Rio Misericórdia se agoniza na pior seca da história de Ibiá Imagem: Romeu Curinga/Divulgação Facebook
Os efeitos do grande período de estiagem em Minas Gerais, já começam a trazer prejuízos para o município de Ibiá. Em razão da escassez de chuva na região, o prefeito Hélio Silveira decretou situação de emergência em todo o município de Ibiá. A medida se faz necessária para que o executivo, juntamente com as Secretarias e o SAAE, possa iniciar ações rápidas para diminuir o impacto negativo causado pela seca. As áreas que mais sofrem com a falta de chuva são a agricultura e a pecuária.
De acordo com dados pluviométricos divulgado pelo SAAE, em setembro foi registrado apenas 6,6 mm de chuva em Ibiá, sendo que a média para este período é de 43 mm. Normalmente nos meses de agosto e setembro chove em Ibiá uma média de 56 mm, nestes mesmos meses, Ibiá registrou este ano, apenas 9 mm. Os números mostram que a situação no município é preocupante já que este ano choveu apenas 341 mm, cerca de apenas 30% do que choveu em 2013.
Apesar da forte seca que assola o município de Ibiá o SAAE informou que, por enquanto, não haverá necessidade de fazer racionamento de água. O tratamento de água em Ibiá não foi afetado pela estiagem, mas é preciso que a população se conscientize no sentido de está sempre economizando, para que amanhã, ela não venha a faltar na sua torneira.
Nos distritos de Tobati e Argenita a situação é diferente. Os dois distritos sofrem há mais de três meses com problemas relacionados à distribuição de água. Os pontos de captação de água para distribuição à população foram bastante afetados pela seca, causando um grande prejuízo para as pessoas. A Prefeitura trabalha em conjunto com o SAAE na tentativa de controlar a situação.
O decreto, assinado pelo prefeito no último dia 30 de setembro, tem validade por 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias.
Комментарии