Ao todo, 38 ternos participaram da procissão. Festa é patrimônio imaterial de Ibiá.
A 65ª edição da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ibiá, foi encerrada no final da tarde do domingo, dia 16, com uma emocionante procissão. Ao todo, 38 ternos participaram de um dos atos religiosos mais importantes da celebração.
A procissão foi marcada pela dança, música e vestimentas típicas, além de contar com uma série de rituais e cerimônias religiosas. Durante o trajeto, os Congadeiros carregaram suas bandeiras ao som vibrante dos tambores.
Av. José Cambraia, no Centro de Ibiá ficou colorida com a passagem da procissão. Foto: Alex Souza.
Além dos quatro ternos de Ibiá, outros 34 vieram de várias cidades da região como, Araxá, Monte Carmelo, São Gotardo, Matutina, Uberlândia, Patrocínio, Ituiutaba, Luz, Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Campos Altos, Cachoeirinha, Bambuí, Centralina, Guimarânia, Brejo Bonito, Serra do Salitre, Santa Rosa da Serra e Bom Despacho.
Pessoas que deram suas contribuições foram lembradas. Imagem cedida pela Associação de Congados de Ibiá.
A procissão ficou marcada por homenagens prestadas a membros que deixaram suas importantes contribuições para a instituição. Eles foram lembrados por ter colaborado para manter viva a tradição da festa em Ibiá.
A festa é tombada como patrimônio imaterial de Ibiá e é uma das mais importantes da região. Ela é marcada por diversas celebrações religiosas, que acontecem sempre durante 10 dias.
O levantamento dos mastros é um hábito tradicional nas festas dos Congados. A bandeira levantada no topo do mastro representa a ligação entre as divindades e a comunidade, e é uma maneira de homenagear os santos padroeiros das irmandades congueiras.
Durante a festa, os fiéis participam de novenas, procissões e muitas outras atividades em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Além disso, a festa é conhecida por sua culinária típica, preparada por moradores festeiros e doadas aos religiosos.
Sua importância cultural e religiosa torna a festa um marco na história de Ibiá e região
Comments