Marca foi atingida na última quinta-feira (6). Ministério de Minas e Energia destaca importância do acontecimento.
Imagem: Luis Junio Leonel Mendes/Furnas/Divulgação.
Após 12 anos, o reservatório da hidrelétrica de Furnas atingiu, na última quinta-feira (6), 100% de sua capacidade. A informação foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), através do Ministério de Minas e Energia. A última vez que o reservatório chegou a 100% do volume útil, segundo as medições do ONS, foi no dia 13 de março de 2011.
A situação é diferente de 2021, quando o país viveu sua pior crise hídrica em quase 90 anos. Naquele ano, os níveis de Furnas ficaram abaixo de 20%.
A usina de Furnas possui importância estratégica no sistema elétrico nacional. Sua capacidade instalada é de 1.216 MW, representando 17,12% do volume de armazenamento de energia do subsistema Sudeste/Centro-Oeste.
Segundo o Ministério, o reservatório de Furnas permite a regularização do Rio Grande e contribui para a produção de energia em todas as instalações na jusante da bacia até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, otimizando a operação de toda a Bacia do Rio Paraná.
Além de gerar energia renovável, Furnas também contribui para atividades de ecoturismo.
A barragem de Furnas está localizada no curso médio do rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, no sul de Minas Gerais.
Com Informações de: ONS, Roberto Samora, Raquel Morani.
Comments