top of page
Buscar

Reunião debate formação de consórcio para acabar com os lixões



Foi realizada em Araxá ontem (24), uma reunião onde representantes de oito cidades do Alto Paranaíba debateram a criação de um Consórcio Intermunicipal para destinação dos resíduos sólidos urbanos. Ibiá foi representada pelo prefeito Hélio Silveira (PP).


O engenheiro ambiental Josué Meystre disse em entrevista a Rede Integração que os municípios, nesse consórcio, teriam acesso a um aterro sanitário, cuja função seria fazer a disposição desses resíduos de forma correta.


Atualmente a cidade de Ibiá produz em média, cerca de 20 toneladas de lixo por dia. Cada habitante produz aproximadamente 800 gramas de lixo por dia, valor abaixo da média nacional que é de 1 quilo por dia.


Hélio Silveira disse que assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, se comprometendo a acabar com o lixão até o dia 10 de fevereiro, mas com a situação financeira do município comprometida, fica impossível conseguir financiamento para construir um aterro sanitário até a data limite.

No início de agosto de 2010, foi sancionada pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula de Silva, uma lei que estabelece princípios e normas que devem ser adotadas e seguidas pelos municípios, empresas, e população no destino final do lixo. Pela lei todos os municípios brasileiros, que ainda não possuem usinas de reciclagem de lixo, têm até o fim deste ano para extinguir definitivamente seus lixões.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page