Buscar

Reunião debate formação de consórcio para acabar com os lixões


Foi realizada em Araxá ontem (24), uma reunião onde representantes de oito cidades do Alto Paranaíba debateram a criação de um Consórcio Intermunicipal para destinação dos resíduos sólidos urbanos. Ibiá foi representada pelo prefeito Hélio Silveira (PP).

O engenheiro ambiental Josué Meystre disse em entrevista a Rede Integração que os municípios, nesse consórcio, teriam acesso a um aterro sanitário, cuja função seria fazer a disposição desses resíduos de forma correta.

Atualmente a cidade de Ibiá produz em média, cerca de 20 toneladas de lixo por dia. Cada habitante produz aproximadamente 800 gramas de lixo por dia, valor abaixo da média nacional que é de 1 quilo por dia.

Hélio Silveira disse que assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, se comprometendo a acabar com o lixão até o dia 10 de fevereiro, mas com a situação financeira do município comprometida, fica impossível conseguir financiamento para construir um aterro sanitário até a data limite.

No início de agosto de 2010, foi sancionada pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula de Silva, uma lei que estabelece princípios e normas que devem ser adotadas e seguidas pelos municípios, empresas, e população no destino final do lixo. Pela lei todos os municípios brasileiros, que ainda não possuem usinas de reciclagem de lixo, têm até o fim deste ano para extinguir definitivamente seus lixões.

#Cidade #Geral

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png