top of page
Buscar

Saudade e emoção marcam o Dia de Finados em Ibiá


Muitas orações, expressões de saudades e tristezas, marcaram o dia de Finados, nos dois cemitérios de Ibiá. Com o objetivo de amenizar um pouco a dor pela perda de um ente querido, muitas pessoas chegaram bem cedo aos cemitérios para assistir a missa e fazer uma prece para a pessoa que partiu e deixou um vazio em suas vidas. Nesse momento, muita das vezes, fica difícil segurar a emoção, e evitar as lágrimas se torna impossível.

Finados é um dia de sentimento de perda e de saudade, de recolhimento, de silêncio e oração, dia de esperança e de fé na ressurreição dos mortos.

Em uma breve caminhada pelos cemitérios, vimos pessoas orando, limpando os túmulos e colocando vasos de flores. O sentimento estampado nos rostos das pessoas simbolizava a tristeza, saudade e ás vezes alegria, como a de seu Jorge, que disse não está triste, pois a pessoa que foi enterrada ali, naquele cantinho, representava a alegria em vida, sendo assim, ele não poderia ficar triste naquele momento.

Vimos pessoas decepcionadas por não ter encontrado o túmulo do ente querido. No cemitério Recanto da Saudade, não existe placas numerando os túmulos, o que torna a localização muito difícil, principalmente por pessoas que não compareceram ao sepultamento. Três adolescentes já estavam caminhando à mais de meia hora e ainda não tinham localizado o túmulo desejado.

No cemitério Santa Cruz, alem da ausência de boa parte das placas de numeração dos túmulos, algumas pessoas tiveram dificuldade para caminhar dentro do cemitério.  Os túmulos são muito próximos, um ao outro, e quase não existe corredor, e quando tem, são muitos estreitos. Alguns túmulos acabam servindo de passagem para as pessoas. Pisar em cima de um túmulo, acaba sendo um ato de desrespeito ao próximo. 

Os cemitérios ficarão abertos até as 17 horas.

CURIOSIDADE

Enquanto no Brasil, o dia de finados é celebrado com saudade e tristeza, no México as comemorações são com muitas festas, regadas com bastante comidas e bebidas. Os mexicanos acreditam que no dia de Finados, as almas voltam a terra para fazer uma ‘visitinha’ aos parentes que aqui ficaram. (historiadetudo.com)

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Playnet.jpeg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page