Este dado representa 15% do estado, segundo boletim atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Minas Gerais enfrenta uma grave crise hídrica, com 135 municípios em situação de emergência devido à seca, conforme informado pela Defesa Civil do estado. A maioria dessas cidades está localizada nas regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
A emergência é decretada em casos de situação anormal e grave, quando há iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. Este dado representa 15% do estado, segundo boletim atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Impacto das Mudanças Climáticas
Meteorologistas apontam que a seca em Minas Gerais está se tornando cada vez mais drástica, um reflexo das mudanças climáticas e do aquecimento global. A maioria dos municípios mineiros decretou emergência em maio deste ano, mês em que as chuvas eram habituais em todo o estado. Os decretos têm validade de 180 dias.
Crise Hídrica no Brasil
O problema da seca não se restringe a Minas Gerais. Outras partes do país também enfrentam desafios semelhantes. O norte do Brasil, por exemplo, está passando por uma seca histórica. A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) declarou, no dia 29 de julho, “situação crítica” de escassez de recursos hídricos no rio Madeira, com validade até 30 de novembro.
Consequências e Medidas
A situação de emergência em Minas Gerais e outras regiões do Brasil destaca a necessidade urgente de medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a segurança hídrica.
A população e os setores públicos devem estar preparados para enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada.
Comments