Técnica de Enfermagem Denuncia Médico por Assédio Sexual em Hospital de Patos de Minas
Profissional registra boletim de ocorrência após incidente no Centro de Terapia Intensiva Neonatal
PATOS DE MINAS-MG: Uma técnica de enfermagem que atua no Hospital Regional Antônio Dias Maciel, localizado em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, denunciou um médico da unidade de saúde por assédio sexual. O incidente teria ocorrido no dia 30 de maio, mas o boletim de ocorrência foi formalizado na última terça-feira (4). A profissional, cuja identidade não foi revelada, relatou que estava atendendo um paciente no Centro de Terapia Intensiva Neonatal quando o médico entrou no local para solicitar ajuda ao plantonista de descanso.
Segundo a técnica de enfermagem, o médico se aproximou por trás, segurou sua cintura, cheirou seu pescoço e proferiu palavras inadequadas. Apesar de não reagir imediatamente, a vítima procurou a enfermeira-chefe ao final do expediente e formalizou a denúncia.
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) emitiram nota informando que estão apurando os fatos. O médico em questão presta serviços à unidade por meio de contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp), que também será notificado sobre a denúncia. Ambas as instituições repudiam qualquer forma de assédio e incentivam a denúncia para aplicação das medidas punitivas previstas em lei.
A importunação sexual é considerada crime conforme o artigo 215-A do Código Penal, definindo-a como “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena prevista varia de um a cinco anos de prisão.
Opmerkingen