top of page
Buscar

Trânsito de Ibiá: Um desafio para os motoristas

A falta de segurança no trânsito de Ibiá tem deixado os motoristas mais preocupados nos últimos anos.

Segundo o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) em apenas 5 anos a frota ibiaense cresceu  mais de 40%, saltando de 4.593 para cerca de 6.500. E nesse período quase nada tem sido feito para melhorar as condições do trânsito em Ibiá.

Com este aumento de veículos, as vias de Ibiá logicamente precisam de melhorias, para tornar o tráfego mais seguro.


 O ponto de maior perigo, apontado por vários motoristas, é a Praça São Pedro, onde em certos horários do dia, longas  filas de veículos se formam no sentido das ruas Prefeito Ivo Mendes e Rua Vinte. No final de 2009 semáforos foram instalados no local, mas no início de 2010, os mesmos foram desligados e alguns postes retirados pela prefeitura.


Um dos postes usado para sustentar um dos semáforos que estava instalado na Praça São Pedro, pode ser visto jogado no pátio do Centro Administrativo da Prefeitura, se acabando no tempo.

Talvez a utilização de guardas de trânsito em horários de pico, onde o movimento é mais intenso, poderia ajudar os motoristas a trafegar com segurança no local.

Outro problema antigo da Praça São Pedro é o tráfego de veículos pesados. A construção de um rodoanel pode solucionar este problema que, talvez seja o maior desafio da administração pública para os próximos anos.

PLACAS DE SINALIZAÇÃO

Ibiá tem 4 rotatórias, e em nenhuma delas existe placas de sinalização. Os motoristas de outras cidades ficam perdidos sem saber pra onde vai, simplesmente porque falta sinalização nas principais vias da cidade.

PINTURAS DE FAIXAS DE TRÂNSITO

A pintura de faixas de trânsito em Ibiá precisa ser aprimorada. Em um intervalo de 6 anos, as sinalizações horizontais, foram pintadas pelo menos 3 vezes e hoje nas principais vias, a pintura está pouco visível, sinal que o produto usado é de má qualidade.

NOSSA OBRIGAÇÃO

Os motoristas também precisam fazer a sua parte. Respeitar as regras de trânsito é o principal cuidado para andar com segurança.

Assim é no trânsito como assim é na vida desde os tempos em que ainda habitávamos cavernas. Regras são necessárias para que cada pessoa aprenda o indispensável para viver em integração, num processo permanente de socialização.

Na vida, assim como no trânsito, não pode haver alternativa à legalidade. O que se exige é comportamento equilibrado e respeito às regras estabelecidas pelo grupo no qual convive, sabendo cada um de seus próprios limites, de seus deveres sociais, reconhecendo e respeitando as autoridades, sejam pais, professores, superiores hierárquicos e até mesmo as normas de trânsito ou seus agentes. Negligenciar esse verdadeiro compromisso social no trânsito é transformar o veículo em uma arma letal e o direito de ir-e-vir em uma viagem sem volta.

Posts Relacionados