top of page
Buscar

TSE cassa o registro eleitoral do prefeito eleito Paulo Jibóia


O prefeito eleito de Ibiá, Paulo José da Silva (PSDB) teve o registro de sua candidatura cassada pelo TSE (Tribunal Superior eleitoral) no início da noite de hoje (06), por improbidade administrativa.


O registro eleitoral de Paulo já tinha sido cassado em primeira instância pela Justiça de Ibiá, portanto, exercendo seu direito, Paulo recorreu de sua cassação ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Belo Horizonte, onde obteve êxito, tornando-se apto a concorrer o pleito eleitoral.


O processo não parou em segunda instância e seguiu para o TSE na capital federal, onde em um julgamento que durou pouco mais de uma hora, Paulo José da Silva teve sua candidatura cassada em decisão definitiva, ou seja, não cabe mais recurso.


TRAGETÓRIA POLÍTICA DE PAULO JIBÓIA

Paulo começou sua carreira política em 1979, quando foi vereador e Presidente da Câmara. Em 1982 Paulo disputou e venceu sua primeira eleição concorrendo ao cargo de prefeito, ficando no poder do executivo por 6 anos.

Em 1992, apoiado pelo prefeito da época, o dentista Alonso Barto, Paulo chega ao poder pela segunda vez e em 2004, venceu mais uma vez a disputa e governou Ibiá pela terceira vez.

Este ano, Paulo Jibóia disputou sua sexta eleição e obteve 6.096 votos.

ADMINISTRAÇÕES POLÊMICAS

Paulo Jibóia realizou várias obras importantes durante suas passagens pela prefeitura, mas também se envolveu em casos polêmicos, como o escândalo dos remédios. O Ministério Público de Minas Gerais pediu a prisão de 24 prefeitos mineiros envolvidos em um esquema de fraudes em licitações públicas para aquisição de medicamentos. Paulo aparece na lista de prefeitos envolvidos neste escândalo (leia a reportagem no link abaixo).

CASAS POPULARES

No final de sua última passagem pelo governo de Ibiá, Paulo entregou à várias famílias ibiaenses o conjunto habitacional “Risoleta Neves 2”. A entrega dessas casas gerou grandes polêmicas. Primeiro o conjunto foi entregue sem concluir as obras de infra-estrutura. Depois várias famílias ficaram revoltadas pela maneira como essas casas forma distribuídas. Há suspeitas que algumas pessoas receberam as chaves sem ter feito nenhuma inscrição e o que é pior, sem ter passado por avaliações técnicas para comprovar a necessidade da moradia.

QUEM VAI ASSUMIR A PREFEITURA?

Uma pergunta que está deixando o povo de Ibiá apreensivos. Todos querem saber qual será o destino político de Ibiá com as cassações de Paulo Jibóia (prefeito eleito) e Hélio Silveira (segundo colocado).


Helio Silveira poderá obter uma liminar, suspendendo a decisão da justiça de Ibiá e conseqüentemente assumir a prefeitura até que se obtenha um resultado definitivo sobre sua cassação.

A justiça poderá determinar que seja feita uma nova eleição em até 180 dias, nesse caso o presidente da Câmara deve assumir a prefeitura.

Commentaires


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page