top of page
Buscar

TSE julga improcedente ação contra Hélio Silveira


O Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antônio Dias Tóffoli, em decisão monocrática, decidiu julgar improcedente a ação de investigação eleitoral contra Hélio Silveira (PP), Gilliano Gilles (PTB) e Adaílson Gabriel (PR) , candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, respectivamente. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral em virtude de possível compra de votos praticada pelos candidatos durante o processo eleitoral de 2012.


Dias Tóffoli, em sua decisão, relatou que “para caracterizar a captação ilícita de sufrágio, exige-se prova robusta de pelo menos uma das condutas previstas no art. 41-A da Lei nº 9.504/97, da finalidade de obter o voto do eleitor e da participação ou anuência do candidato beneficiado, o que não se verifica na espécie.” 


Hélio está administrando a cidade desde o dia 2 de maio, sob efeito de uma liminar, concedida pelo próprio Ministro Dias Tóffoli, relator do processo em julgamento. 


Com essa decisão, Hélio Silveira continua seu trabalho frente ao executivo de Ibiá e praticamente afasta a realização de novas eleições no município. A decisão proferida por Tóffoli, ainda cabe recurso especial, junto ao Superior Tribunal de Justiça.


ENTENDA COMO FOI O PROCESSO ELEITORAL DE IBIÁ ATÉ O MOMENTO


07/10/2012 – Paulo Jibóia, vence as eleições em Ibiá por 6.096 votos, 44,34% dos votos válidos.

31/10/2013 – A Justiça Eleitoral cassa os registros eleitorais do candidato a prefeito Hélio Silveira, do vice, Gilliano Gilles e do candidato a vereador Adaílson Gabriel.

06/12/2012 – TSE cassa o registro eleitoral de Paulo Jibóia por improbidade administrativa

21/12/2012 – Hélio Silveira consegue liminar na Justiça que suspende a cassação de seu registro eleitoral.

01/01/2013 – Hélio Silveira é diplomado prefeito de Ibiá.

07/01/2013 – Justiça cassa diplomação de Hélio Silveira e o presidente da Câmara, Dimas de Souza, assume a prefeitura de Ibiá.

02/05/2013 – TSE concede liminar que suspende cassação de Hélio Silveira. Hélio volta a assumir a prefeitura de Ibiá pela segunda vez em 2013.


TODOS JUNTOS POR IBIÁ


O melhor caminho para Ibiá talvez seja aquele em que seja possível caminhar de mãos dadas. A cidade precisa ser mais respeitada e amada, para voltar a crescer. Crescer com justiça e moral. Crescer para mudar a vida de seus habitantes, que carece de desenvolvimento. É hora de pensar em todos e não em um grupo isolado. É hora de dar as mãos e unir em prol de Ibiá. 

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page