A partir do dia 26 de maio, serão iniciadas as atividades da Unidade Móvel de Mamografia em Ibiá. O caminhão ficará estacionado no pátio da Prefeitura Municipal até o dia 27 de junho e realizará, em média, 50 exames diários.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais.
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que tenham realizado o exame há mais de 2 anos, ou que nunca fizeram mamografia é o principal alvo do programa.
Os exames são gratuitos e as interessadas deverão realizar um agendamento na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Prefeito Noé Dias dos Reis, nº 190, das 12h às 17h, portando a requisição de mamografia, preenchida pelo médico ou pela enfermeira ou pelo técnico de enfermagem, a ser retirada na Unidade de Saúde de referência da paciente. Além da requisição a paciente deverá apresentar cópias dos documentos de identidade (RG), comprovante de residência e cartão do SUS atualizado.
A Unidade Móvel de Mamografia, atenderá das 7h30 às 12h e das 13h às 17h15.
Após a realização da mamografia, o exame é analisado em Belo Horizonte e recebe o laudo do médico. Em seguida, o resultado com as respectivas recomendações é encaminhado à Secretaria de Saúde da cidade que é responsável por repassá-lo às pacientes.
SOBRE O EXAME
A mamografia é um exame por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. O equipamento utiliza uma fonte de raio-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido da mama.
O exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável, tornando possível descobrir a doença na fase inicial. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada hora seis brasileiras recebem a notícia de que têm câncer de mama, que é o tipo de doença que mais mata mulheres no Brasil.
A mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnóstico precoce, e consequentemente para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.
Comments