Buscar

Vaca de Perdizes é campeã do torneio leiteiro Megaleite 2022

Torneio aconteceu em Belo Horizonte com 15 animais, de criatórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, concorrendo ao prêmio.



É de Perdizes a vaca campeã do torneio leiteiro Megaleite 2022, ocorrido no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. O animal teve a maior produção absoluta de leite em nove ordenhas válidas no desafio leiteiro. Nomeada de Francisca FIV, da PEZ, de propriedade da criadora Maria Beatriz do Prado Zago, a vaca, mescla de gir e hol, produziu um total de 255,6 kg/leite e média de 85,2 kg/leite.


Segundo o criador e esposo da proprietária, José Luiz Zago, Francisca é filha de Estrelinha FIV, da Pez, a grande campeã nacional da Megaleite 2016 sendo recordista mundial de produção de leite, categoria vaca jovem.


Zago contou a reportagem da Itatiaia que o sucesso da conquista vai além da boa genética do animal. A grande campeã é criada em sistema de compost barn, onde tem direito a ventilação e banhos refrescantes antes da ordenha, para amenizar o calor. “Também não utilizamos nenhum tipo de hormônio, nem ocitocina, que aumenta artificialmente a produtividade do leite”, disse o produtor. Ele contou ainda que a fazenda Céu Azul, Gir e Girolando Zago, tem um projeto abrangente de sustentabilidade, com direito até a uma fábrica de bactérias, que elimina a necessidade de adubos químicos.


A campeã de composição do leite foi a vaca Solar do Engenho Garoa. De composição racial Hol e Gir, ela é de propriedade de Thiago Viana Nogueira, de Sete Lagoas. Ela conquistou o campeonato com uma produção de 201,4 kg/leite e média de 67,1 kg/leite.


A recordista de torneio leiteiro da Megaleite continua sendo a vaca indiana Canvas 2R, com 108,4 kg/leite na edição de 2014.


Concorreram 15 animais de criatórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.

0 comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png