top of page
Buscar

Verão chega com menos chuva e mais calor em Minas

O ano de 2020 termina com um fenômeno La Niña moderado a forte. Ele, aliás, vai influenciar o clima do verão de 2021 no Brasil, com lento enfraquecimento até o fim da estação.


Menos chuva e mais calor, essa é a perspectiva para o verão que começou, às 7h02 desta segunda-feira (21) e vai até às 6h38 do dia 20 de março de 2021. Apesar de ser a estação mais chuvosa do país, os serviços de meteorologia prevê que em 2021 as chuvas devem ficar em nível normal, ou ligeiramente abaixo da média nacional, situação diferente do início deste ano. Com isso, é provável que o próximo ano vá começar com ondas de forte calor, com probabilidades de veranicos em curtos períodos de estiagem.


Segundo informações do meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no início do ano que vem, haverá uma mudança no clima. “A climatologia indica uma estação mais quente e menos chuvosa em algumas áreas de Minas, com a temperatura máxima e mínima um pouco acima da média”, informou.

“Janeiro pode começar com veranico. Repetir o janeiro deste ano acho difícil. Não há outros fenômenos atuando, só o La Niña, que está influenciando (o verão) a ser menos chuvoso”, explica.


O veranico ocorre quando um bloqueio atmosférico sobre uma região impede a chegada das frentes frias, provocando estiagens de sete a 15 dias. Com menos chuva, é importante evitar abusos e adotar o consumo consciente de água. “A climatologia indica chuva ligeiramente abaixo da média. Consequentemente, não se espera muita precipitação nos reservatórios”, comenta Souza.


Previsão do clima durante as festividades de fim de ano em Ibiá


Dia 24, quinta-feira, véspera de Natal.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Período nublado, com possibilidades de chuva a qualquer hora.

Temperatura: máxima de 28° e mínima de 20°

Dia 25, sexta-feira, Natal.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Período nublado, com possibilidades de chuva a qualquer hora.

Temperatura: máxima de 29° e mínima de 20°

Dia 31, quinta-feira, Réveillon.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuvas à tarde e à noite.

Temperatura: máxima de 26° e mínima de 17°

Dia 1º de janeiro, sexta-feira, Ano Novo.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuvas à tarde e à noite.

Temperatura: máxima de 26° e mínima de 18°.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

anuncio marsusi.jpeg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page