Buscar

Vereadores Mirins tomam posse na Câmara de Ibiá

Projeto tem como objetivo, promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola.

Foto: Prefeitura de Ibiá/Divulgação.


A Câmara Municipal de Ibiá realizou na noite da última quarta-feira (12), a posse dos Vereadores Mirins 2022. O Programa 'Vereador Mirim', foi idealizado em Ibiá pelo vereador Paulinho Jiboia e te tem como objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal no contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira. O Projeto é uma parceria entre Câmara Municipal e a Prefeitura de Ibiá, através da Secretaria Municipal de Educação. A sessão de posse dos vereadores mirins foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Fernando Arthur de Almeida, e teve como secretário da mesa, Vereador Paulo José da Silva Filho. Também estavam compondo a mesa os vereadores: André Ribeiro, Vice-presidente da Câmara; Roberta Rodrigues e Siliomar José dos Santos. Autoridades, diretores e representantes das escolas se fizeram presentes e prestigiaram a solenidade, que contou também com a presença ilustre de vereadores do município de Campos Altos. Em seus discursos os vereadores Fernando Arthur e Paulinho Jiboia, falaram sobre a importância da Câmara Mirim para conscientização política das crianças e jovens. Os novos vereadores mirins também se pronunciaram, ressaltando a emoção de participar deste momento.

Na Câmara Mirim os alunos são vereadores por um dia, em uma simulação das atividades parlamentares. Veja quem foram os vereadores empossados:

Silas de Souza Constantino (Escola Municipal Alair Bicalho Xavier). Gabrielly Cristina Lourenço (Escola Municipal São Dimas). Arthur Emanuel de Oliveira Damásio (Escola Municipal Margarida Dias). Manuela Martins Oliveira (Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira). Emanuelly Caroline de Matos (Escola Municipal Pedro Alves de Paiva). Anthony Sarmento Ferreira de Carvalho (Colégio Nova Dimensão). Vinícius Augusto Freitas Domingos (Escola Bem Me Quer). José Vitor Rosa Riacho (Escola Municipal Santa Barbara). João Roberto da Mota Costa (Escola Municipal Dom José Gaspar). Izadora Oliveira Silva (Escola Municipal Quilombo do Ambrósio). Gabrieli Vieira Ribeiro (Escola Municipal José Dias dos Reis). Lunna da Costa Martins (Escola Municipal Dona Tatá). Larissa Emanuelle Rodrigues Silva (Escola Municipal Tatão Anacleto). Nas atividades que os alunos irão desenvolver estão: participação em reuniões do legislativo e visita no prédio administrativo da Prefeitura Municipal. Projeto em outras cidades Entre várias cidades de Minas que desenvolve o projeto está Belo Horizonte. Na capital mineira a cada edição do Câmara Mirim, participam 45 alunos do 3.º ciclo do ensino fundamental (7.º ao 9.º ano), com idades entre 11 e 15 anos, eleitos a cada ano por voto direto, em 15 instituições de ensino da rede pública municipal, da rede pública estadual e da rede privada, além do Centro Pedagógico da UFMG. Em Uberlândia o projeto está na terceira edição e é desenvolvido em parceria com as escolas escolhidas e a Secretaria Municipal de Educação. Durante um período de dois meses, os alunos passam por um processo aprendizagem por meio de ações educacionais que buscam conscientizá-los sobre a responsabilidade com o meio social, despertando-os para a prática de ética e valores e do sentimento de cidadania. Realizado esse trabalho, os alunos se submeteram a candidaturas as quais foram avaliadas conforme os projetos de campanha apresentados por cada postulante. As escolas disponibilizaram espaços para a divulgação da campanha e um dia para a eleição nas escolas que, em geral, levaram a escolha de sete alunos em cada uma.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png