Decisão foi publicada na sexta-feira, dia 10 no Diário Oficial de Minas Gerais. A maioria das cidades estão no Vale do Jequitinhonha.
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), decretou situação de emergência em 31 municípios mineiros por causa dos temporais dos últimos dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (10). Os municípios se localizam nas regiões Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha. A informação foi divulgada pelo site “O Estado de Minas”.
Um balanço realizado pela Defesa Civil de Minas Gerais mostra que 1.979 pessoas no estado perderam suas casas por conta dos temporais. Ainda segundo a Defesa Civil, além disso, 9.565 pessoas ficaram desalojadas e tiveram que deixar suas casas, nas últimas 24 horas. Conforme a atualização divulgada neste sábado (11), 18 munícipios mineiros estão em Situação de Emergência Vigentes, sendo a maioria delas do Vale do Jequitinhonha.
Durante este período de fortes chuvas, houve cinco registros de mortes e 48 de ferimentos
Neste período de fortes chuvas, houve o registro de cinco mortes e 48 feridos.
O Governo Federal, por meio do MDR, reconheceu a situação de emergência nas cidades mineiras. Segundo a nota, a Defesa Civil Nacional já designou técnicos para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas.
Comentarios