ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Buscar

Produtora ibiaense vence o prêmio 'Mulheres do Agro'

Helga Paiva foi a vencedora do prêmio Mulheres do Agro na categoria Grande Propriedade.



A agropecuarista ibiaense Helga Paiva, gestora da Fazenda Terra Nova, foi a grande vencedora da quinta edição do Prêmio Mulheres do Agro, na categoria Grande Propriedade. Sustentabilidade e investimento em pesquisa e inovação no campo foram os diferenciais que ajudaram a produtora conquistar o prêmio.


A premiação, criada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), aconteceu durante o segundo dia do 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) e reconheceu, ao todo, nove produtoras rurais nas categorias: pequena, média e grande propriedade.


Imagem: Marcos Fantin/Ed. Globo.


Helga destina mais de 5.000 hectares para o cultivo de soja, milho, produção de sementes e pecuária bovina, com a intensificação de práticas agronômicas sustentáveis e o sequestro de carbono no solo.


Fundadora da fazenda, com o irmão, Helga sempre busca melhorar a sua produção, por meio de testes e diferentes práticas de manejo na lavoura, como o uso de rotação de cultura, plantio de cobertura e agricultura de precisão.


“Estou sempre estudando para aperfeiçoar nossa eficiência produtiva e otimizar os recursos naturais da propriedade. Na fazenda, disponibilizamos áreas para o desenvolvimento de pesquisa para contribuir para uma agropecuária mais sustentável, por meio de parcerias com instituições privadas, tanto multinacionais, quanto empresas regionais, além da Embrapa e universidades”, comentou Helga.

Com inovação atrelada à sustentabilidade no campo, a produtora adotou um sistema de geração própria de energia solar fotovoltaica e passou a utilizar um mecanismo para recolher e reutilizar a água da chuva.


Além disso, a produtora também participa do programa PRO Carbono, iniciativa da Bayer voltada para agricultores dispostos a ampliar seu potencial produtivo e aumentar o sequestro de carbono no solo, a partir da intensificação de práticas agronômicas sustentáveis.


Confira o ranking das 9 vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro 2022


O Prêmio Mulheres do Agro registrou 210 inscrições, número recorde desde sua primeira edição. Desde que foi criado, em 2018, mais de 900 mulheres já contaram suas histórias por meio da iniciativa, que reconheceu o trabalho de 45 agricultoras e pecuaristas de várias regiões do Brasil.


Confira a seguir a lista completa das vencedoras desta edição:


Grande propriedade

1º lugar – Helga França de Paiva, Ibiá (MG)

2º lugar – Mariza Stuani de Almeida, Formosa (GO)

3º lugar – Andréia Cervo Stefanello, Campo Novo do Parecis (MT)


Média propriedade

1º lugar – Mariana Heitor, Patos de Minas (MG)

2º lugar – Teresa Márcia Morais, Barretos (SP)

3º lugar – Marli Scheifer, Ipiranga (PR)


Pequena propriedade

1º lugar – Juliana Rezende Mello, Monte Carmelo (MG)

2º lugar – Rayzza de Queiroz, João Pessoa (PB)

3º lugar – Christiane Morais, Barretos (SP)


Com informações de revista DBO, Globo Rural e Mulheres do Agro

0 comentário