top of page
campanha-Governo.jpg
Buscar

Gata surpreende e adota filhotes abandonados em lata de lixo

Caso aconteceu em Contagem e acabou viralizando.

Foto: Cristiano Fidélis/Arquivo pessoal.


Em latões de lixo, terrenos baldios, caixas de papelão, sob viadutos ou perdidos pelas ruas. As cenas descritas são cruéis e entristecem. Infelizmente, não é raro ver ninhadas de gatos e cachorros sendo tiradas de suas mães e abandonadas à mercê da própria sorte. Com frio, fome e sem os primeiros cuidados maternais, boa parte desses animais acabam morrendo.


Contudo, a exemplo do que ocorre com os seres humanos, o reino animal também tem suas peculiaridades e a adoção é uma delas.


Um caso de adoção no mundo animal, chamou a atenção no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Final feliz e cheio de amor para dois gatinhos, encontrados por garis, abandonados em uma lata de lixo.


Cristiano Fidélis Moreira, que trabalha há anos varrendo as ruas da cidade, acolheu os filhotes e os levou para casa. Os bichinhos acabaram sendo adotados pela gata da família. A nova mamãe, imediatamente, passou a amamentar seus novos "filhotinhos"


Segundo especialistas, o instinto materno permite que animais de estimação e até bichos selvagens cuidem de crias órfãs. São as amas de leite do mundo animal.


As gatas se destacam nesse instinto, acolhendo rapidamente os pequeninos abandonados, tendo ou não seus próprios filhotes.


Segundo a médica veterinária Ana Lúcia Geraldi, a explicação para o fenômeno está mesmo no instinto materno.