top of page
Buscar

Gata surpreende e adota filhotes abandonados em lata de lixo

Caso aconteceu em Contagem e acabou viralizando.

Foto: Cristiano Fidélis/Arquivo pessoal.


Em latões de lixo, terrenos baldios, caixas de papelão, sob viadutos ou perdidos pelas ruas. As cenas descritas são cruéis e entristecem. Infelizmente, não é raro ver ninhadas de gatos e cachorros sendo tiradas de suas mães e abandonadas à mercê da própria sorte. Com frio, fome e sem os primeiros cuidados maternais, boa parte desses animais acabam morrendo.


Contudo, a exemplo do que ocorre com os seres humanos, o reino animal também tem suas peculiaridades e a adoção é uma delas.


Um caso de adoção no mundo animal, chamou a atenção no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Final feliz e cheio de amor para dois gatinhos, encontrados por garis, abandonados em uma lata de lixo.


Cristiano Fidélis Moreira, que trabalha há anos varrendo as ruas da cidade, acolheu os filhotes e os levou para casa. Os bichinhos acabaram sendo adotados pela gata da família. A nova mamãe, imediatamente, passou a amamentar seus novos "filhotinhos"


Segundo especialistas, o instinto materno permite que animais de estimação e até bichos selvagens cuidem de crias órfãs. São as amas de leite do mundo animal.


As gatas se destacam nesse instinto, acolhendo rapidamente os pequeninos abandonados, tendo ou não seus próprios filhotes.


Segundo a médica veterinária Ana Lúcia Geraldi, a explicação para o fenômeno está mesmo no instinto materno.


"Muitas fêmeas têm esse instinto super apurado e acabam produzindo leite". Contudo, a veterinária diz que, para aceitar a cria de outra fêmea, a ama de leite precisa ser um animal bastante dócil. "Algumas são verdadeiras mãezonas. Outras não aceitam a adoção com facilidade", explica.


E quando há recusa, ela vem sempre da mãe adotiva e nunca dos filhotes. Estes se adaptam com facilidade. Afinal, bicho também gosta de carinho e cuidados.


Cristiano publicou um vídeo mostrando o resgate dos bichanos.


“Acabando de recolher o lixo aqui, no conjunto Água Branca, olha o que encontramos dentro do lixo. Covardia. Olha a covardia. Íamos recolher os gatinhos sem ver. É a humanidade que temos. Coração podre. Revoltante”, afirmou no vídeo o profissional.

Cristiano contou que os profissionais realizavam as coletas, quando

perceberam que algo se mexia em um dos sacos de lixo. “Olhamos e encontramos os dois gatinhos”, afirmou.


Ele revelou que os bichinhos estavam lançados à própria sorte, “maltratados e com muita pulga”.


“Sem pensar duas vezes, colocamos eles dentro da cabine do caminhão, com uma caixinha. Colocamos água e comida para eles”, afirmou.


“Parece coisa divina de Deus. Eles estavam muito assustados”, completou Cristiano.


Especialistas estimam que cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães vivem abandonados nas ruas em todo o Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page