Onda de calor que atravessa o Brasil vai atingir Minas Gerais
- ibiaemfoco
- 17 de fev.
- 1 min de leitura
Inmet emite alerta para temperaturas extremas em Minas Gerais e outros estados; recomendações de saúde e segurança são essenciais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que uma nova onda de calor começará nesta segunda-feira (17), afetando várias regiões do Brasil, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Este fenômeno climático, que é a terceira do ano, deve se espalhar também para Goiás e Bahia nos próximos dias. Com a massa de ar quente e seco já impactando as regiões Sudeste, Sul e Nordeste, as temperaturas máximas podem ultrapassar em mais de 5°C a média climatológica. O Inmet alerta que, em janeiro e fevereiro, já ocorreram duas ondas de calor, sendo a última caracterizada por um aviso vermelho de grande perigo.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma onda de calor como o aumento das temperaturas diárias em 5°C ou mais em relação à média mensal, por pelo menos cinco dias seguidos.
Diante desse cenário, o Inmet recomenda que a população se hidrate adequadamente, prefira alimentos leves, evite atividades físicas ao ar livre durante os horários mais quentes e evite a prática de queimadas.
Comments