top of page
Buscar

Operação do Ibama interdita seis aeronaves e aplica mais de R$ 1,5 milhão em multas em Minas Gerais

Ao todo, 30 empresas de 15 municípios de Minas foram fiscalizadas. Foram 24 autos de infração, além de 32 notificações.


Imagem: Ibama/Divulgação.


Uma operação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), finalizada nesta sexta-feira (11) que fiscalizava a utilização de agrotóxicos ilegais em três regiões de Minas Gerais, resultou na apreensão de 33 mil litros de pesticidas ilegais, seis aeronaves interditadas e aplicação de R$ 1,5 milhão em multas.


A operação denominada “Ceres” foi realizada em 15 cidades do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas, entre os dias 7 e 11 de novembro e contou com o auxílio de ao menos mais três órgãos: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG (SEMAD/MG).


Ao todo, 30 empresas e donos de propriedades rurais de 15 municípios foram fiscalizadas. Foram 24 autos de infração, além de 32 notificações e intimações, que podem gerar novas multas.


Segundo o Ibama, a utilização clandestina de agrotóxicos ilegais são alternativas usadas pelos agricultores para diminuir os custos de produção.


“A operação Ceres é uma ação necessária e urgente. O uso irregular de agrotóxico tem consequências danosas não só para o meio-ambiente, como para saúde da população, que tem o direito de consumir alimentos saudáveis, disse Rodrigo Herles, chefe da unidade do Ibama em Uberlândia”.

O nome da operação é uma referência à deusa Ceres, da mitologia romana, associada popularmente aos grãos comestíveis ou cereais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page