top of page
Buscar

PM de Minas inicia treinamento para a utilização de câmeras corporais

Expectativa é a de que, nos próximos meses, cerca de 4 mil policiais saiam às ruas com os equipamentos para a fase de teste.


Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG.


Policiais militares de Minas Gerais iniciaram treinamentos com câmeras de segurança acopladas em seus uniformes. O novo kit conta com 140 câmeras operacionais e 60 pontos de carregamento e download.


A ideia é que nesse primeiro momento, cerca de 4 mil policiais militares saiam às ruas com essas lentes, também conhecidas como “bodycam”. O modelo implementado em Minas é semelhante ao já utilizado pela PM de São Paulo desde 2020. Segundo a polícia paulista, os sistemas de câmeras pessoais levaram a uma redução de 87% nas ocorrências de enfrentamentos.


O equipamento, também conhecido como BodyCam, será acoplado à farda do policial, permitindo a filmagem de todas as ações operacionais. As câmeras podem filmar, fotografar, transmitir em tempo real, oferecer a localização por meio de GPS e possuem acesso à internet. As imagens feitas pelas câmeras não podem ser apagadas.


O governador Romeu Zema destacou a importância da utilização da tecnologia para atividade da Polícia Militar de Minas e garantiu que a sua gestão vai continuar investindo neste setor que é vital na estrutura da corporação.


“É uma satisfação muito grande presenciar mais um passo que a Polícia Militar de Minas Gerais está dando para se estruturar melhor. A tecnologia precisa estar sempre sendo atualizada e, hoje, o que estamos fazendo em Minas está dentro desse contexto. Com toda certeza, será o primeiro lote de muitos que virão porque o nosso sonho é que cada um venha a ter todo esse kit completo que possibilite ações mais efetivas” destacou.


Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG.


Além das câmeras, foram adquiridas 1.040 pistolas de impulso elétrico. O investimento total é de 2,4 milhões de reais.


Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, os policiais que utilizarão as câmeras serão preparados por meio de treinamentos, que foram iniciados com a realização do seminário.


“O kit vai potencializar a segurança do policial e ajudar na produção de provas para a cadeia de custódia durante a atuação policial. Para tal estamos preparando nossos policiais para que assim que os equipamentos forem recebidos eles estejam aptos a utilizá-los imediatamente” explicou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page