A dengue em Ibiá deveria ser preocupação de toda a população, mas parece que nem todos estão preocupados. Atitudes irresponsáveis de alguns moradores podem trazer graves conseqüências a si próprios e suas famílias.
Nossa equipe flagrou em alguns pontos da cidade lixos depositados em calçadas e em terrenos vagos, situações que podem trazer sérios problemas para a saúde.
Algumas das principais doenças relacionadas ao lixo são as salmoneloses, chegueloses, doenças que causam diarréia, parasitoses e endoparasitoses causadas por vermes como giárdia e ameba.
O acúmulo de lixo em locais indevidos pode esconder o criadouro da dengue que é causada por um vírus da família Flaviridae que é transmitido através do mosquito Aedes Aegypti. Hoje a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde de Ibiá.
Outras doenças como a febre tifóide, tétano e a leptospirose também podem ser relacionadas ao lixo.
Percorremos alguns pontos da cidade e ficamos preocupados com o que registramos. Imagens mostram que, a falta de conscientização de alguns moradores pode se tornar um problema a mais para a cidade.
O que deveria ser a Praça das Gameleiras, prometida pelo governo anterior, tem sido usada para depósito de lixo.
O mato toma conta de terrenos vagos.
Lixos acumulados em calçadas
Os proprietários de terrenos vagos devem cumprir uma lei municipal a qual os obriga a manterem seus terrenos devidamente limpos e cercados. Descumprir essa lei pode gerar multas e outras penalidades. O problema é que a prefeitura não intensifica as fiscalizações o que torna essa lei sem força e desrespeitada por muitos.
Tá na hora de alguns moradores se conscientizar e mudar de comportamento para o bem de todos.
Commenti