Buscar

Governo de Minas divulga a escala de pagamento do IPVA 2022; veja as datas

A escala começa em 21 de março. Consultas a valores podem ser feitas no site da Secretaria Estadual de Fazenda.



Os motoristas cadastrados em Minas Gerais já podem acompanhar o calendário oficial de pagamento do IPVA de 2022. Este ano, o cronograma começa em 21 de março e termina em 31 de maio. (veja a tabela no fim da matéria).


Segundo o governo o índice de reajuste do imposto foi congelado pela lei 24.029, conforme proposta feita pelo legislativo estadual. Por isso, os valores são equivalentes aos praticados em 2021. Caso fosse utilizado o indicador padrão, a partir da tabela Fipe, o reajuste seria, em média, de 22,8%.


A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) espera arrecadar esse ano com o imposto, um valor total de R$ 7,1 bilhões.


Ainda conforme o governo, do valor total arrecadado, 40% será destinado para o caixa único do Estado, 40% é transferido para as cidades onde o veículo está matriculado e 20% é utilizado para o Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb).


Segundo o executivo estadual, a frota de veículos emplacados em Minas teve um aumento de 1,87%, passando de 10.419.557 para 10.614.498.


A consulta do valor do imposto está disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFMG), no celular, pelo aplicativo MG App, ou pelo telefone 155. Você deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).


O estado estará concedendo um desconto de 3% para quem decidir pagar o IPVA em uma única parcela. Haverá também uma redução de 3% com base no critério “bom pagador”, para quem pagou o IPVA em dia nos últimos dois anos. A consulta para conhecer os beneficiários podem ser feita aqui.


A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) é de R$ 135,95 para todos os veículos e deve ser paga até 31 de março, independentemente do número da placa.


O contribuinte também poderá emitir o documento pelo site do SEF/MG. As agências bancárias que estão credenciadas a receberem o imposto são: Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal Brasileiro, Itaú, Santander.


Veja a seguir a tabela com o calendário de pagamentos do IPVA 2022 em Minas Gerais.


0 comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png