Massa de ar polar se estende sobre 645 cidades mineiras, outros seis estados e o DF. Em MG, temperaturas podem voltar a cair abaixo de zero.
Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas. Foto: Hotel Cabeça de Boi/Divulgação.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, na manhã desta quinta-feira (1º/7), um novo alerta de frio severo em Minas Gerais, outros seis estados e o Distrito Federal. No estado mineiro a temperatura poderá ficar até 5ºC abaixo da média em 645 cidades, incluindo o município de Ibiá. O alerta é válido, pelo menos, até às 23h59 de amanhã (2).
“Nos próximos dias, o ar frio polar proporcionará declínio acentuado de temperatura em todas as regiões mineiras e formação de geada no Sul do estado, onde a temperatura mínima prevista é de -3°C", disse o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Claudimir de Azevedo.
Ainda segundo Azevedo, em Minas Gerais, a condição de geada é observada, principalmente, no Sul do estado, contudo, em episódios extremos de frio podem ocorrer também de forma mais branda em áreas isoladas do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata mineira.
O Inmet prevê que, pelo menos até sábado (3/7), há possibilidade de geada em pontos isolados do Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes. Os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce devem ter céu parcialmente nublado com névoa úmida. Pode ocorrer névoa seca no Triângulo Mineiro, Oeste, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vale lembrar que esse fenômeno é resultado da presença de partículas e poluentes na atmosfera, somada ao clima seco, deixando uma faixa cinzenta sobre o horizonte.
Maria da Fé bate recorde de frio em Minas
O município de Maria da Fé, em Minas Gerais, registrou na manhã deste primeiro dia do mês de julho a menor temperatura de todo o estado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade registrou -4,2°C e houve geada. A baixa temperatura foi registrada às 7h da manhã. No termômetro da cidade, a temperatura chegou a -5ºC.
Comments