top of page
Buscar

Procissão encerra a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito


Debaixo de um forte calor, a procissão dos ternos de congados e moçambiques, que teve início na Praça Santa Cruz, encerrou a grande festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ibiá.


Os religiosos percorreram um  trajeto menor este ano, devido ao grande desgaste físico dos dançarinos e devotos. Normalmente a procissão iniciava-se na Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, localizada a mais de 2 quilômetros da Capela de São Benedito, local da chegada dos fiéis.


Uma congadeira da cidade de Campos Altos, disse ter gostado da mudança, mas se fosse pra sair da Igreja Matriz, eles iam da mesma forma, com a mesma vontade.


Uma multidão acompanhou a chegada dos ternos na Capela de São Benedito, onde os capitães de cada grupo, receberam, das mãos do presidente da Associação de Congos e Moçambiques de Ibiá, uma medalha, em agradecimento pela participação deles na festa.


Este ano, a festa contou com a participação de ternos das cidades de Araxá, Campos Altos, Ituiutaba, Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, Tiros, Cachoeirinha, Leandro Ferreira, Bambuí, Romaria, Serra do Salitre, Brejo Bonito, Córrego Danta, Matutina e os grupos de Ibiá.


As festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, são sempre emocionantes. É uma enorme prova de fé, amor e perseverança. Foi possível ver nos olhos de algumas pessoas, um brilho mais intenso, provocado pelo excesso de lágrimas. Gente pagando promessas, com o filho no colo, caminhou incansavelmente, todo o trajeto da procissão.


RAZÕES PARA DANÇAR EM UM TERNO



Os motivos que levam homens e mulheres a participarem dos ternos são muitos distintos: a religião e tradição familiar, a devoção ao santo homenageado no dia, motivos de promessa feita pela própria pessoa ou por um de seus parentes, vontade de estar com amigos ou companheiros, etc. A escolha por um terno tem a ver com a identificação da pessoa com aquele grupo específico e isso se remete ao bairro onde mora, às pessoas que assumem o comando ou que dele fazem parte, à tratativa e ao clima de união e camaradagem entre seus integrantes, e principalmente, ao pertencimento a determinados grupos de alianças familiares intergeracionais. (fonte: Scielo)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page