top of page

Produtor de Araxá conquista ouro em Concurso de Queijo Artesanal Mineiro

Produtor Alexandre Honorato e Berenice Maria da Silva, da Queijaria Minerim, vencem na categoria principal em evento que celebra o reconhecimento do ofício como Patrimônio Mundial pela Unesco.


Berenice Maria da Silva e Alexandre Honorato, vencedores do prêmio principal. Imagem: Emater/MG
Berenice Maria da Silva e Alexandre Honorato, vencedores do prêmio principal. Imagem: Emater/MG

O queijo Minerim, produzido por Alexandre Honorato e Berenice Maria da Silva, de Araxá, foi o grande vencedor na categoria Queijo Minas Artesanal (QMA) durante o 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. O evento, realizado no Parque de Exposições de Itanhandu, celebrou a excelência e a tradição dos laticínios mineiros.


A cerimônia de premiação integrou a programação do Festival Gastronômico “Aromas e Sabores”, uma iniciativa do governo de Minas, com o apoio técnico da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). O concurso deste ano teve um sabor especial, pois foi o primeiro a ocorrer após o “Modo de Fazer” do Queijo Minas Artesanal ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em dezembro de 2024.


Novas Categorias e Outros Premiados


Uma das novidades desta edição foi a inclusão da categoria Queijo Minas Artesanal Casca Florida Natural, com maturação de até 60 dias. A coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Fernanda Quadros, explicou que a medida foi tomada para atender um público crescente de produtores que têm buscado a regulamentação desse tipo de queijo.


Nessa nova categoria, o queijo Pingo de Amor, de André Luís de Faria e Maria Lucilha de Faria, da região da Serra da Canastra, levou o prêmio principal. Outros destaques do concurso incluem:

  • Queijaria Capoeira Grande, de Fabiano Tavares Fonseca, de Itamonte, premiada na categoria QMA (maturação de 14 a 30 dias).

  • Produtos Goa, de Guilherme Arantes e Rosa Maciel, de Aiuruoca, vencedor na categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 50 dias).

  • Queijo Ametista/Queijaria Velho Pitta, de Gustavo José Pitta Pinheiro e Bianca Costa Lamenha Lins, também de Itamonte, que conquistou o primeiro lugar na categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (com ingredientes opcionais ou defumados).


Os cinco melhores em cada categoria foram agraciados com troféus, e todos os produtores participantes receberam um certificado e uma devolutiva técnica, fortalecendo a cadeia produtiva e a qualidade dos queijos artesanais mineiros.

Comentários


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IEF_BANNER12_edited.jpg

©2020 por Ibiá em Foco. Todos os direitos reservados.

bottom of page