top of page
Buscar

Laticínios de Minas Gerais são multados por irregularidades em fabricação de alimentos

Operação Lactose Fase 2 tem como objetivo a preservação do meio ambiente. Oito empresas foram multadas.


Imagem: Foto: Semad / Divulgação

Uma operação realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), denominada de Operação Lactose Fase 2, multou na última segunda-feira (20), oito laticínios localizados em cidades do sul de Minas Gerais por irregularidades na fabricação de gêneros alimentícios. O valor das multas gira em torno de R$ 200 mil.

A motivação da fiscalização foi relacionada aos impactos ambientais ocasionados na fabricação de produtos à base de leite.

Ao todo 17 empresas, distribuídas em 14 municípios, oito deles na região, como Alfenas, Campos Gerais, Areado, Alterosa, Machado, Paraguaçu, Elói Mendes, Três Corações, Três Pontas, Olímpio Noronha, Jesuânia, Heliodora, Boa Esperança e Varginha foram fiscalizadas.

Informações do Sistema de Decisões de Processo de Licenciamento do Estado de Minas, atualmente, cerca de 264 empresas estão licenciadas sendo responsáveis pela fabricação de produtos provenientes do leite no Sul de Minas.

“As principais irregularidades foram ausência de licenciamento ambiental, ocorrência de poluição ou degradação ambiental, captação sem outorga e deixar de comunicar o encerramento ou a paralisação temporária de atividades”, comenta o diretor Regional de Fiscalização do Sul de Minas, Elias Venâncio Chagas.

A produção de laticínios no Sul de Minas é considerada uma das mais fortes atividades econômicas da região e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor do agronegócio, sendo responsável pela geração de empregos e rendas para centenas de famílias.

Ainda conforme o diretor regional de fiscalização, independente da capacidade operativa dos laticínios, eles devem ter equipamentos e estruturas “de forma que o descarte e o lançamento atendam aos parâmetros estabelecidos nos instrumentos normativos aplicáveis”.

Com informações de G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page