Prefeito de Belo Horizonte vive momentos de tensão em Israel após alerta de ataque
- ibiaemfoco
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Álvaro Damião relata susto e aguarda liberação para retornar ao Brasil.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), enfrentou momentos de apreensão em Israel na madrugada desta sexta-feira (13/6), quando sirenes de emergência soaram devido a ataques israelenses contra o Irã. Durante sua estadia oficial no país, Damião, que dormia em um alojamento, foi surpreendido pelo alerta e orientado a buscar abrigo em um bunker.
Em entrevista ao Estado de Minas, o prefeito compartilhou o impacto do episódio:
“Ouvi o alerta e no começo assustei muito. Negócio estranho, diferente. Mas são muito bem preparados. Não dá nem impressão que está acontecendo algo na cidade.”
Segundo ele, a sirene soou às 3h no horário local, e ele permaneceu abrigado durante toda a madrugada.
Damião está em Israel a convite da embaixada israelense, acompanhado do secretário municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato. Ambos participavam do evento “Projetos Municipais para a Segurança Pública e o Desenvolvimento Local” e cumpriam agendas relacionadas a modelos de segurança pública.
Agora, o prefeito aguarda autorização do governo israelense para deixar o país, pois o espaço aéreo está temporariamente bloqueado, e sua saída depende de liberação diplomática.
“Nós estamos aguardando o governo Israel liberar para voltar para o Brasil, mas não tem nenhuma previsão. Não sei como vão ficar as coisas”, afirmou.
Inicialmente, seu retorno estava programado para o dia 20/6, mas ele pretende embarcar no primeiro voo disponível.
Por segurança, Damião permanece no alojamento, acompanhado de outros 25 brasileiros. Diante da situação, ele decidiu cancelar sua participação nos eventos programados e evitar deslocamentos pela cidade. “No primeiro voo que tiver para o Brasil, eu volto. Vou ficar no quarto, não vou andar pela cidade. O evento para mim está cancelado,” concluiu.
Comentários