Festa de Réveillon também poderá ter o mesmo desfecho. O motivo é o temor de uma nova onda da Covid-19.
Cidade de Uberaba. Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação.
A Prefeitura de Uberaba decidiu com os governos de outros nove municípios associados a Amvale, que em 2022 o carnaval, a maior festa popular do país, não estará presente em seus respectivos calendários culturais. O motivo é o temor que uma nova onda da Covid-19 possa chegar ao Brasil.
Atualmente no Brasil a pandemia é considerada controlada na maioria das regiões. Várias cidades já tiveram a prerrogativa de relaxar várias medidas restritivas implantadas devido à propagação do novo coronavírus. Já na Europa a situação está bem longe se ser comparada com a do nosso país. Com registros em torno de 440 mil novos casos por dia, o velho continente começa a reviver o drama da Covid-19 e já falam em 4ª onda da doença. Esta semana a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde alertou que o mundo exatamente por está entrando na quarta onda da pandemia. Vários países, como a Alemanha, já estão retomando as medidas restritivas para tentar frear a disseminação do vírus.
Diante desta situação, os prefeitos das cidades de Conceição das Alagoas, Sacramento, Campo Florido, Pirajuba, Delta, Planura, Conquista, Itapagipe, Água Comprida e Uberaba, se reuniram na última segunda-feira (22) e decidiram por não realizar o carnaval em 2022.
A festa de Réveillon também deve seguir o mesmo caminho. Os prefeitos das cidades da Amvale já assinalam que devem cancelar também os festejos de Ano Novo. Segundo Cássio Facure, presidente da Fundação Cultural, a realização do Réveillon em Uberaba vai depender dos números da pandemia.
Sul de Minas
Carnaval de Cambuí. Foto: Portal de Minas/Divulgação.
Pelo menos nove cidades do Sul de Minas também já decidiram por cancelar as festividades de réveillon e do carnaval de 2022 devido à pandemia de Covid-19. As prefeituras de Gonçalves, Cambuí, Cristais, Borda da Mata, Sapucaí-mirim, Brasópolis, Paraisópolis, Córrego do Bom Jesus e Paraisópolis já soltaram notas oficiais informando a respeito do cancelamento das festas.
Na nota divulgada pela prefeitura de Poços de Caldas, a decisão foi tomada mesmo com o “bom momento quanto aos índices epidemiológicos relacionados à Covid-19 e à cobertura vacinal” na cidade.
“Mesmo que nossos índices sigam bastante satisfatórios, ainda assim precisamos colocar a segurança sanitária em primeiro lugar. Avançamos muito na imunização a partir de 12 anos de idade no município, mas chegamos ao consenso de que será um momento de cautela”, comentou o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi.
Em Cambuí, cidade que produz um dos mais animados carnavais de Minas, a festa ficará ausente em 2022 devido às grandes aglomerações, conforme nota divulgada pela prefeitura.
"Priorizando a saúde da população, visto que a pandemia do coronavírus ainda não acabou e levando em consideração as grandes aglomerações que se formam nesta data, ficam suspensas as festividades do carnaval em 2022", diz a nota divulgada pela prefeitura.
Commenti