top of page
Buscar

Tradicionais barraquinhas ficam de fora da Festa de N. S. do Rosário e São Benedito

Decisão foi tomada após votação entre membros organizadores do evento



Reunião da comissão organizadora da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, juntamente com representantes da Prefeitura, decide que esse ano o evento contará apenas com a programação religiosa e cultural, sem a presença das tradicionais barraquinhas. O motivo principal dessa decisão foi o imbróglio formado acerca da divisão do valor arrecadado com o aluguel do espaço para montagens das barracas. Os organizadores ofereceram um percentual aos moradores, que sedem suas calçadas para montagens das barracas, o que não foi aceito por parte deles. Representantes da Prefeitura chegaram a fazer uma proposta aos organizadores na tentativa de mudar esse cenário, mas segundo a Associação de Congos e Moçambique a situação chegou a um ponto insustentável.


Durante várias semanas, reuniões formadas por representantes do evento e dos moradores, tentaram encontrar formas para resolver esse problema, mas infelizmente não chegaram a um acordo.



Há mais de 20 anos as barraquinhas é presença certa na maior festa religiosa e cultural da região. Vindo de várias partes do Brasil, os barraqueiros trazem diversos tipos de mercadorias para comercialização durante a semana da festa, que gera um grande movimento na comunidade de São Benedito. São barracas de comidas, roupas, calçados, eletrônicos, ferramentas, utensílios domésticos, brinquedos entre outras dezenas de produtos. Comunidade de São Benedito, em forma de brincadeira, apelidou a praça, onde se realiza a festa de “Shopping São Benedito”.


A Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que é tombada como Patrimônio Imaterial de Ibiá, completará 61 anos de história e o seu principal nome é, sem dúvida, o Sr. Chico, o Rei Congo idealizador dessa grande manifestação de fé e amor, protagonizada pela irmandade afro brasileira.


De acordo com a Prefeitura a festa pertence à Paróquia de São Benedito e Associação de Congos e Moçambique, e que o município é parceiro e incentivador das festividades. A Prefeitura lamentou a decisão, mas dará total apoio para que a festa aconteça, no diz respeito à logística, divulgação, decoração, recebimento e alimentação dos Ternos que vierem para Ibiá, bem como, nas viagens e compromissos da Associação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page