top of page
Buscar

Alerta total: Ibiá tem 670 casos de dengue confirmados; 1 óbito segue em investigação

Atualizado: 20 de mar.

Mais de 1.400 notificações foram registradas na cidade. Somente nessa semana o município registrou 362 casos suspeitos da doença.


A cidade de Ibiá enfrenta o pior cenário epidêmico em relação aos casos de dengue da história. De acordo com a Vigilância Sanitária, a cidade registrou um total de 1.448 notificações de dengue, das quais 670 foram confirmadas. Além disso, 86 pacientes aguardam resultados de exames, e um óbito ocorrido na cidade está sob investigação, levantando sérias preocupações sobre a gravidade da situação.


Somente nos dois primeiros dias dessa semana, foram notificadas 362 novas suspeitas de dengue, uma média de mais de 180 notificações por dia, o que evidencia um aumento significativo nos casos em um curto período de tempo.


A situação tem mobilizado as autoridades locais e as equipes de saúde, que intensificaram as ações de combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e de conscientização da população sobre a prevenção da doença.

 

O surto de dengue em Ibiá/MG reflete um desafio crescente para as autoridades de saúde, que estão trabalhando para conter a propagação da doença e garantir o tratamento adequado para os pacientes afetados. A população também é chamada a colaborar, adotando medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada e o uso de repelentes.

 

Diante desse quadro preocupante, as autoridades de saúde reforçam a importância da vigilância constante e da participação ativa da comunidade no combate à doença. A conscientização e a colaboração de todos são fundamentais para enfrentar essa grave situação.

 

Nossa equipe está acompanhando de perto o desdobramento dessa situação e forneceremos atualizações conforme novas informações forem disponibilizadas pelas autoridades de saúde local.

 

Sobre a dengue



A dengue é uma arbovirose. Segundo o Ministério da Saúde, as arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”. Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores do vírus ao picar uma pessoa infectada e, na sequência, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.


O mosquito transmissor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. A principal forma de prevenção da doença é conter a proliferação desse vetor.


Medidas Preventivas


As medidas preventivas são essenciais para combater a dengue. Aqui estão algumas recomendações:

  • Elimine Possíveis Criadouros: Verifique sua casa e arredores em busca de recipientes com água parada, como vasos de plantas, pneus velhos e garrafas. Esses locais são propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

  • Use Repelentes: Aplique repelentes regularmente, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando os mosquitos estão mais ativos.

  • Proteja-se com Roupas Adequadas: Use roupas de manga longa e calças para evitar picadas de mosquitos.

  • Colabore com as Ações da Saúde Pública: Siga as orientações das autoridades de saúde e participe de campanhas de conscientização.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page