Governo de Minas conclui universalização do SAMU com inauguração de base em Ibiá
- ibiaemfoco
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema e do prefeito Gilliano Mamão; nova estrutura atenderá microrregião com mais de 150 mil habitantes.

IBIÁ (MG) – O governador Romeu Zema inaugurou, neste sábado (20), a nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município de Ibiá, no Alto Paranaíba. A entrega da unidade marca um momento histórico para a saúde pública do estado: com a estruturação da rede na macrorregião do Triângulo do Sul, Minas Gerais alcança a marca de 100% dos municípios atendidos pelo serviço.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ibiá, Gilliano Mamão, do deputado federal Diego Andrade, do deputado estadual Bosco, além de vereadores e representantes da comunidade local.
A nova base integra a ampliação do acesso à urgência e emergência e compõe o complexo do Triângulo do Sul, que passa a contar com um total de 17 bases descentralizadas e 25 unidades móveis.
Marco histórico para o Estado

Durante o evento, o governador Romeu Zema celebrou a universalização do atendimento, destacando a logística implementada para cobrir o estado com o maior número de municípios do Brasil.
“Ontem, estive em Uberaba, inaugurando a central aqui da região, onde é feita aquilo que eles chamam de regulação, e com isso, nós podemos dizer com muito orgulho que, apesar de Minas Gerais ser o estado do Brasil com maior número de municípios, nós temos o SAMU em todos eles”, comemorou Zema.
Conquista para Ibiá e Região

Para o município de Ibiá, a base física representa um salto na qualidade da assistência à saúde. A estrutura atuará como ponto central de coordenação, garantindo agilidade nas respostas a situações críticas. O local conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB).
O prefeito Gilliano Mamão enfatizou a importância da obra para a proteção da população ibiaense.
“Essa é mais uma vitória para a nossa cidade e um passo firme no compromisso de fortalecer e melhorar cada vez mais a saúde de Ibiá. A inauguração do SAMU representa uma conquista para a cidade que agora conta com mais agilidade, cuidado e, acima de tudo, mais vidas salvas”, afirmou o prefeito.
Abrangência do Atendimento

A base descentralizada de Ibiá não servirá apenas ao município sede. Ela será estratégica para o atendimento da população de toda a microrregião de saúde de Araxá, que engloba cerca de 157 mil habitantes.
Além de Ibiá e Araxá, as equipes darão cobertura aos seguintes municípios:
Campos Altos
Pedrinópolis
Perdizes
Pratinha
Santa Juliana
Tapira
Com a nova estrutura, a promessa é de um acesso mais rápido e qualificado ao atendimento de urgência para todos os mineiros da região, consolidando a rede de saúde do estado.










































Comentários