Bólido ilumina o céu do Alto Paranaíba e surpreende moradores na madrugada
- ibiaemfoco
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Fenômeno de brilho verde foi registrado por observatório em Patos de Minas e pode estar ligado à intensa Chuva de Meteoros Táuridas do Sul.

Na madrugada de terça-feira (4), um espetáculo celeste chamou a atenção dos moradores do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Por volta de 0h15, um bólido – um meteoro com brilho excepcionalmente intenso e explosivo – explodiu e iluminou o céu da região.
O fenômeno, caracterizado por um brilho esverdeado, foi capturado pelo Observatório IDS Meteor, localizado em Patos de Minas. Além disso, relatos de moradores de Rio Paranaíba confirmam ter presenciado o clarão no céu.
Conexão com as Táuridas
Este evento astronômico pode ter ligação direta com a Chuva de Meteoros Táuridas do Sul, que estava no seu pico de atividade justamente nesse período. A chuva é composta por detritos deixados pelo cometa 2P/Encke. A Organização Internacional de Meteoros (IMO) havia previsto um intenso "enxame Taurídeo" para o auge em 3 de novembro, indicando a possibilidade de mais bólidos.
A intensidade do evento em Minas Gerais reforça a atividade intensa vista em outras partes do país. Observatórios do Rio Grande do Sul também registraram bolas de fogo nos céus de alguns municípios na noite anterior e madrugada, ressaltando que nem mesmo a Lua em fase quase cheia conseguiu ofuscar o brilho desses meteoros.
O que é um Bólido?
De acordo com os astrônomos, meteoroides são as pequenas rochas espaciais que, ao entrarem na atmosfera terrestre a altíssimas velocidades, produzem fenômenos luminosos chamados de meteoros.
Um meteoro é classificado como "bola de fogo" quando seu brilho é igual ou superior ao do planeta Vênus.
Se o brilho for ainda mais intenso, acompanhado de uma explosão e, em alguns casos, um estrondo audível, ele recebe o nome de "bólido".
O evento em Minas Gerais e Goiás foi noticiado e registrado em vídeo pelo serviço de monitoramento Clima Ao Vivo, consolidando a observação deste raro e belo fenômeno noturno.








































