top of page
Buscar

Começa a operar em Ibiá um dos mais modernos sistemas de videomonitoramento do Brasil

Usando um monitoramento inteligente, o sistema consegue identificar pessoas através do reconhecimento facial e corporal, além de identificar com facilidade caracteres das placas de veículos.



Foi reinaugurado na manhã desta quarta-feira (15), no Batalhão da Polícia Militar de Ibiá, um dos mais modernos sistemas de videomonitoramento do Brasil. O sistema foi implantado através de um trabalho em conjunto entre o Consep – Conselho de Segurança Pública, Polícia Militar, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Sindicato Rural.


O serviço foi executado pela empresa Olho Vivo Brasil e conta com 63 câmeras sendo, 43 instaladas no perímetro urbano e 20 na zona rural. Além do monitoramento em Ibiá, o sistema também irá monitorar a cidade de Pratinha, com 12 câmeras instaladas no município, sendo 8 na zona urbana e 4 na zona rural.


O sistema de monitoramento por vídeo em Ibiá começou a ser implantado em 2016 com a instalação de 8 câmeras. Posteriormente, o sistema recebeu mais 6 câmeras, totalizando 14 equipamentos, todos instalados na área urbana do município. Após a realização de estudos geográficos, verificou-se a necessidade de ampliar o serviço.


Segundo a prefeitura, foram investidos 57 mil reais na implantação do sistema, sendo 35 mil através de recursos próprios da prefeitura e 22 mil destinados pela Câmara Municipal, através de convênio firmado com o Consep (Conselho Comunitários de Segurança Pública).


O sistema implantado em Ibiá possui tecnologia de ponta, pioneira no Brasil. Usando a inteligência artificial será possível identificar uma pessoa suspeita ou buscar por pessoas desaparecidas através do monitoramento com reconhecimento facial e corporal. As câmeras possuem leitores que identifica com facilidade caracteres das placas de veículos, ajudando a polícia encontrar veículos furtados. Outro fator importante do software é a realização da leitura da velocidade dos veículos que transitam na cidade, ajudando a polícia, identificar e multar possíveis infratores de trânsito.


A prefeita Marlene Aparecida de Souza Silva, ressaltou a importância do trabalho do Consep e dos apoios da Câmara Municipal e do Sindicato Rural de Ibiá.


"Desde 2017, ao assumir o nosso primeiro mandato, implementamos convênios, em especial com polícia militar, por entender a importância das parcerias para a segurança da nossa comunidade", disse a prefeita.

Prefeita Marlene Aparecida de Souza Silva. Foto: Prefeitura de Ibiá/Divulgação.


Ainda conforme Marlene, a prefeitura tem realizado vários convênios com a polícia como, concessão de servidores públicos, abastecimento de veículos, aquisição de novas viaturas e outros benefícios.

José Afrânio Vilela. Foto:

Prefeitura de Ibiá/divulgação.


O ibiaense José Afrânio Vilela, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e o Tenente-Coronel Ralfe Veiga, também enalteceram a competição deste sistema em Ibiá, um dos mais avançados do país.



Fotos: Prefeitura de Ibiá.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page