Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não houve rompimento da barragem. Não há registros de mortes.
Um dique da Mina Pau Branco, de propriedade da empresa Vallourec, transbordou na manhã deste sábado (8), ocasionando o derramamento da água reservada. O incidente provocou a inundação de parte da rodovia BR-040, em um trecho que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Alguns veículos que passavam pelo local foram atingidos. A informação foi publicada pelo portal G1.
Moradores próximo ao local disseram que ouviram a sirene tocar por volta das 10h30. Segundo o Corpo de Bombeiros, o alagamento ocorreu devido à chuva excessiva. Conforme a Vallourec, o material sólido foi carregado da pilha de Cachoeirinha para o dique devido às intensas chuvas na região.
Os bombeiros não relataram rompimento na barragem. A Vallourec e a prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo. Nenhuma morte foi registrada.
Um motorista que trafegava pela BR-040 durante a invasão da água foi atingido, mas não sofreu ferimentos graves.
Imagem: Google
Ainda conforme relatos do Corpo de Bombeiros, "pela impossibilidade de garantir a estabilidade da estrutura do dique", a Agência Nacional de Minas (ANM), como medida de precaução, começou a retirar seis pessoas que vivem em área à jusante, que poderá ser afetada.
Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz corporação, os diques transbordaram devido às chuvas dos últimos dias, mas o material maciço está intacto, sem problemas estruturais.
A concessionária que administra a rodovia informou que a pista ficará interditada por tempo indeterminado e a liberação só acontecerá após o restabelecimento de todas as condições de segurança comprovadas junto aos órgãos competentes.
Como garantia da reparação de danos, o Ministério Público de Minas Gerais e a Advocacia Geral do Estado pediram à Justiça o bloqueio de ao menos R$ 1 bilhão da Vallourec e a fixação de multa diária de R$ 1 milhão no caso de descumprimento.
Comments