top of page
Buscar

Eleições Municipais em Ibiá: Novas Lideranças e Expectativas para 2024

População vai às urnas em 6 de outubro escolher os novos governantes de Ibiá.


No dia 6 de outubro deste ano, a comunidade ibiaense estará diante de um dos eventos mais aguardados: as eleições municipais. Nessa data a população terá a oportunidade de escolher o novo governo que assumirá a prefeitura, além de decidir quem serão os 11 novos vereadores que ocuparão as cadeiras da Câmara Municipal.


Com o atual mandato da prefeita, Dra. Marlene (PSDB), chegando ao fim, a cidade se prepara para uma eleição que promete ser acirrada e repleta de expectativas. Com a impossibilidade de Dra. Marlene se candidatar novamente, já que está em seu segundo mandato consecutivo, o cenário político se torna ainda mais interessante, abrindo espaço para novas lideranças e propostas.


Além da atmosfera eleitoral fervorosa, é importante destacar o contexto econômico de Ibiá. Em dezembro de 2023 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios Brasileiros, revelando que Ibiá obteve um crescimento superior a 32% entre 2020 e 2021. O PIB de Ibiá alcançou aproximadamente R$ 1,3 bilhão de reais, ocupando a quarta posição na Microrregião de Araxá, que é composta pelos municípios de Araxá, Nova Ponte, Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana e Tapira.


A agricultura é um dos principais pilares da economia local, com destaque para a produção de café, leite, soja e milho.


Com a iminência das eleições municipais, os candidatos terão o desafio de apresentar propostas que possam impulsionar ainda mais a economia de Ibiá. Os eleitores, por sua vez, terão a responsabilidade de escolher aqueles que demonstrarem comprometimento com o desenvolvimento sustentável da cidade e que estejam alinhados com as demandas da população.


O pleito municipal propende a ser menos sobre ideologia, direita ou esquerda, e mais sobre as demandas e personalidades de cada cidade. Nas redes sociais, a população já começa a analisar os pré-candidatos. Desinformação, acusações, xingamentos, nada disso desapareceu. Já sabemos o que acontece quando os grupos extremistas se organizam pelas plataformas e decidem agir no "mundo real". O Legislativo promete inaugurar o ano, em fevereiro, discutindo justamente a regulamentação das redes sociais, especialmente do discurso de ódio e das notícias falsas.


Principais etapas do calendário eleitoral de 2024



1. Convenções partidárias: As convenções partidárias são eventos em que os partidos políticos definem seus candidatos e coligações. Elas devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto de 2024.

2. Registro de candidaturas: Os partidos e coligações devem registrar suas candidaturas até o dia 15 de agosto de 2024. Após esse prazo, a Justiça Eleitoral analisará os pedidos de registro.

3. Campanha eleitoral: A campanha eleitoral tem início no dia 16 de agosto, logo após o registro das candidaturas, e vai até a véspera da eleição, ou seja, até o dia 5 de outubro de 2024. Durante esse período, os candidatos podem realizar comícios, carreatas, debates, propagandas eleitorais, entre outras atividades de campanha. A data é um marco para que todos os postulantes iniciem as campanhas de forma igualitária.  Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. 

4. Propaganda eleitoral gratuita: A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão é regulamentada pela legislação eleitoral e deverá começar em 30 de agosto estendendo até 3 de outubro, de acordo com o cargo em disputa.

5. Eleição: A eleição geral está prevista para o dia 6 de outubro de 2024. Nesse dia, os eleitores irão às urnas para escolher seus representantes nos cargos de prefeito e vereador.


A expectativa é que a população tenha um olhar mais atento para as decisões que afetam a todos, e um debate político menos violento, especialmente nas redes sociais. Um bom ano eleitoral para todos nós!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page