IMA revisa regras para queijarias artesanais em Minas Gerais
- ibiaemfoco
- 11 de jan.
- 1 min de leitura
Consulta pública busca sugestões para consolidar normas de produção e comercialização de queijos artesanais no estado, unificando e modernizando a legislação.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está promovendo a revisão da legislação sobre o registro de queijarias artesanais em Minas Gerais. A iniciativa visa modernizar as normas, englobando todos os queijos artesanais do estado, e consolidar os regulamentos existentes em uma única portaria.
Como parte do processo, o IMA abriu uma consulta pública até o dia 12 de janeiro para receber contribuições da sociedade. O objetivo é desburocratizar procedimentos, promover condições sanitárias adequadas e respeitar as tradições mineiras.
A minuta da nova portaria, define regras detalhadas para a produção e comercialização dos queijos. Entre elas, estão a exigência de instalações adequadas para armazenamento e manipulação do leite, controle rigoroso da qualidade da água e análises laboratoriais periódicas dos produtos. Além disso, as queijarias devem atender a padrões de higiene e sanitização, enquanto o transporte dos queijos será regulamentado para garantir a integridade e segurança dos produtos. A minuta da legislação e o formulário para participação estão disponíveis no site do IMA até o dia 12/1.
Essa revisão reflete as diretrizes do Governo de Minas Gerais para otimizar processos e fortalecer a cadeia produtiva dos queijos artesanais, uma das marcas do estado.
Comentarios