top of page
Buscar

Minas Gerais Registra Recorde de Mortes por Dengue em 2024

Além de ser o ano com o maior número de mortes, 2024 também é marcado como a fase em que a arbovirose foi mais fatal.


Minas Gerais enfrenta uma situação alarmante em relação à dengue, com um recorde histórico de óbitos. De acordo com dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 288 pessoas perderam a vida devido à doença até o momento neste ano. Esse número supera o recorde anterior, que ocorreu em 2016, quando o estado registrou 281 mortes ao longo do ano.


Epidemia Fatal


Além de ser o ano com o maior número de mortes, 2024 também é marcado como a fase em que a arbovirose foi mais fatal. As cidades mineiras já haviam apresentado o maior saldo de contaminados da história, e agora, infelizmente, esse cenário se agrava com a elevada taxa de mortalidade.

Investigação em Curso


O painel de monitoramento de arboviroses revela que outros 730 óbitos estão sob investigação. Essa incerteza aumenta a preocupação das autoridades de saúde e da população em geral. A dengue não apenas ceifa vidas, mas também sobrecarrega os sistemas de saúde e impacta a qualidade de vida dos afetados.


Números Assustadores


Os casos confirmados de dengue em Minas Gerais atingiram a marca de 495.490 até o momento em 2024. Além disso, mais de 1,1 milhão de casos são classificados como prováveis. Esses números representam um recorde em relação a 2016, quando o estado notificou 521.047 casos prováveis da doença. A circulação do vírus da dengue atingiu níveis sem precedentes, e a população enfrenta uma batalha contra essa epidemia devastadora.


Declaração do Secretário de Saúde

Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde. Imagem: Governo de Minas/Divulgação.

Em fevereiro de 2024, o secretário de Saúde do estado, Fábio Baccheretti, alertou que Minas Gerais estava prestes a enfrentar sua pior epidemia de dengue, superando os números de 2016. Ele afirmou: "Nunca vivenciamos uma inclinação tão grande de dengue. Nosso recorde era um pouco menos de 600 mil casos prováveis em 2016, que é a nossa base de comparação, já que nem todos os casos da doença são confirmados, mas vamos ultrapassar isso. Não temos dúvidas de que este será o pior ano de dengue na história de Minas".


Aguardando Resposta Oficial


Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para obter mais informações sobre o caso e aguarda um posicionamento oficial.

Kommentare


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page