top of page
Buscar

Papa Francisco Propõe Data Fixa para Carnaval e Páscoa a Partir de 2025

De acordo com a proposta, a Páscoa seria celebrada no segundo ou terceiro domingo de abril.



Em um movimento surpreendente, o Papa Francisco propôs que o Carnaval e a Páscoa passem a ter datas fixas a partir de 2025. A ideia visa unificar as comemorações da Igreja Católica com as do calendário dos cristãos ortodoxos, promovendo uma maior harmonia entre as duas tradições religiosas.


O tema ganhou destaque após um encontro no Vaticano, em 2022, entre o Sumo Pontífice e o Patriarca Mar Awa III, da Igreja Assíria do Oriente. O patriarca expressou o desejo de encontrar uma data comum para que todos os cristãos pudessem celebrar a Páscoa juntos. Atualmente, as duas igrejas seguem calendários distintos, o que pode gerar confusão e divisão.


A proposta foi bem recebida pelo líder dos cristãos ortodoxos orientais, o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, e também pelo Arcebispo Ortodoxo Job Getcha de Telmessos. Ambos concordaram que a unificação das datas fortaleceria os laços entre as comunidades cristãs.


Durante o encontro, o Papa Francisco enfatizou: “Tenhamos a coragem de acabar com essa divisão que, às vezes, nos faz rir… ‘O seu Cristo ressuscita quando? E o seu Cristo, quando ressuscita?’ Não. O sinal é um só: Cristo para todos nós.”


Para a igreja católica, a Páscoa é celebrada 46 dias após à Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval. De acordo com a proposta, a Páscoa seria celebrada no segundo ou terceiro domingo de abril, proporcionando uma data fixa para essa importante festividade. Essa mudança também afetaria as datas do Carnaval, que também passaria a ser fixa e do Corpus Christi, que é celebrado 60 dias após a Páscoa.


Curiosamente, em 2025, os calendários cristãos coincidirão na mesma data para a Páscoa: 20 de abril. Essa convergência histórica representa um marco significativo na busca pela unidade entre as diferentes tradições cristãs.


Vale lembrar que a data da Páscoa foi definida no século IV, durante o Concílio de Niceia, no ano de 325. Naquela ocasião, a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page