top of page
Buscar

Presidente Lula Indica Ibiaense Afrânio Vilela Para Ocupar Vaga de Ministro no STJ

O desembargador irá ocupar uma das duas vagas existentes na corte.

Imagem: Gláucia Rodrigues/TJMG

BRASÍLIA/DF - Na última quarta-feira (6/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a indicação do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Afrânio Vilela, para ocupar uma das duas vagas de ministro no Superior


Tribunal de Justiça (STJ). A outra vaga será ocupada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Teodoro Silva Santos. Os dois magistrados ainda precisarão ser aprovados pelo Plenário do Senado, após uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).


Essas nomeações preenchem as vagas deixadas pelo ministro Jorge Mussi, que se aposentou em dezembro de 2022, e pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que faleceu em 8 de abril deste ano. Ambos os ex-ministros eram oriundos da Justiça estadual.

Afrânio Vilela e Teodoro Silva foram selecionados a partir de uma lista quádrupla que incluía também os desembargadores, Carlos Vieira Von Adamek (TJSP) e Elton Martinez Carvalho Leme (TJRJ). Além disso, a advogada Daniela Teixeira, indicada por Lula para representar a advocacia, também passará por sabatina na CCJ do Senado.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, destacou que a escolha de Afrânio Vilela pelo presidente Lula reconhece sua longa trajetória de mais de 30 anos de dedicação à magistratura e seu sólido conhecimento técnico. Ele ressaltou a importância dessa nomeação, especialmente no ano em que o tribunal mineiro comemora seu 150º aniversário.


José Arthur Filho também agradeceu o apoio do presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, na indicação de Afrânio Vilela para o STJ, destacando a união de esforços para elevar o Estado de Minas Gerais a uma posição merecida no cenário nacional.


Trajetória


José Afrânio Vilela, nasceu em Ibiá, tem 62 anos e se formou em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia em 1985. Ingressou na magistratura em 1989 e passou por diversas Comarcas em Minas Gerais.


Em 2005, ele foi promovido a desembargador do TJMG e, no biênio 2018/2020, ocupou o cargo de 1º vice-presidente do TJMG. Além de suas atividades na Corte mineira, ele também atuou como advogado, professor, recebeu várias condecorações e é cidadão honorário de diversas localidades. Não é a primeira vez que ele integra a lista tríplice para o STJ, tendo sido indicado em 2013 e 2015.


Afrânio Vilela esteve em Ibiá durante as comemorações do centenário da cidade. Ele acompanhou o Desfile Cívico ao lado de várias autoridades políticas de Ibiá e cidades vizinhas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page