top of page
Buscar

Tatuador ibiaense se recusa a fazer desenho com simbolo nazista em São Paulo

O desenho principal era de uma caveira, mas continha o símbolo que faz referência ao nazismo alemão, de Adolf Hitler.


Tatuador Bruno em mais um dia de trabalho em seu estúdio. Foto: Fábio Vieira/Metrópoles/Divulgação.


O tatuador ibiaense Bruno Moreira, 31 anos, dono de um estúdio em Lauzane Paulista, na zona norte de São Paulo, se recusou a desenhar uma tatuagem que continha uma suástica, símbolo do nazismo alemão de Adolf Hitler. A informação é do site “Metrópoles”.


O tatuador havia recebido, meses antes, através do aplicativo Whatsapp, o pedido de orçamento de um cliente que tinha o desejo de eternizar uma caveira na pele. Para o tatuador até esse momento estava tudo normal, até que ele notou a imagem da suástica incorporada ao desenho.


A ideologia nazista foi a grande responsável pelo extermínio de seis milhões de judeus durante o Holocausto. Além dos judeus, outras minorias (como ciganos, homossexuais e negros) foram perseguidas e aprisionadas em campos de concentração. A suástica tornou-se o grande símbolo do nazismo.


Bruno se recusou a realizar o procedimento e devolveu o dinheiro ao cliente.


“O cliente alegou que defendia esse idealismo político e distorceu a história, defendendo o lado nazista, como se eles não tivessem sido tão cruéis assim. Eu simplesmente optei por não fazer o desenho”, contou Bruno, em entrevista ao Metrópoles.

O cliente insistiu muito em fazer a tatuagem, mas Bruno foi inflexível em sua decisão e não cedeu.


“Expliquei do jeito mais educado possível que não tinha interesse em executar o trabalho ou atender pessoas com esse idealismo. O cliente ficou chateado, tentou argumentar e defender seu ponto, mas, no final, pegou o dinheiro e foi embora”, finalizou Bruno.

No Brasil, fazer apologia ao nazismo e a símbolos relacionados a ele é crime, previsto pela Lei 7.716/1989. A pena é de dois a cinco anos de reclusão e multa.


Bruno Moreira da Rocha nasceu em Ibiá e mora em São Paulo há três anos. Ele é conhecido como o “Rei do Fechamento”, desenho realista que atravessa todo ou parte dos braços e/ou pernas, com sombras e contraste, e dá um efeito bem pragmático ao desenho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page