Tremor de terra assusta moradores da Grande BH
- ibiaemfoco
- 17 de set.
- 1 min de leitura
Abalo sísmico de magnitude 2.9 teve epicentro em Contagem e foi sentido em diversas cidades da região metropolitana

Moradores de Belo Horizonte e cidades vizinhas foram surpreendidos na noite desta terça-feira (16) e na madrugada de quarta-feira (17) por um forte barulho seguido de tremor de terra. O fenômeno, incomum na região, gerou apreensão em bairros como Alípio de Melo, na capital mineira, e Icaivera, em Betim. Também houve relatos em Contagem — nos bairros Alvorada, Estâncias Imperiais, Nova Contagem — além de Esmeraldas e Ribeirão das Neves, especialmente nos bairros Veneza, Vereda e Santa Matilde.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor teve magnitude 2.9 na escala Richter e ocorreu às 22h12 (horário de Brasília), com epicentro localizado próximo ao município de Contagem. O evento foi detectado pelas estações da RSBR e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que não houve acionamentos relacionados ao tremor. A Defesa Civil de BH e Contagem também confirmou que não foram registradas ocorrências, mas que seguem monitorando a situação.
Embora o Brasil esteja fora das zonas de maior atividade sísmica do planeta, pequenos abalos como este podem ocorrer. A RSBR destaca que o maior tremor já registrado no país aconteceu em 1955, na Serra do Tombador (MT), com magnitude de 6.6 — sem causar danos por se tratar de uma área desabitada.
Eventos como o desta semana, apesar de raros, reforçam a importância da vigilância sísmica e da comunicação eficiente entre os órgãos responsáveis e a população.










































Comentários