top of page
Buscar

Tremores de terra em Minas Gerais assustam moradores

Tremores foram registrados em Tiradentes e quatro municípios próximos. Segundo a Defesa Civil, não houve relato de danos.

Tiradentes. Foto: Fabiana Castro

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um Boletim Informativo, o qual apontou na tarde desse sábado (21/1), cinco tremores de terra nos municípios de Tiradentes, Barroso, Coronel Xavier Chaves, Nazareno e Conceição da Barra de Minas. Conforme o Observatório Sismológico, que pertence à Universidade de Brasília (DF), dois tremores de terra foram atestados na cidade de Coronel Xavier Chaves (MG). Ambos aconteceram no início da madrugada, em um intervalo de 40 minutos, o primeiro com a intensidade de 2.5 mR e 3.1 mR na Escala Richter. Ainda segundo o Observatório, os dois abalos são do tipo natural.

Segundo a Defesa Civil, os terremotos com essa magnitude indica que se trata de um sismo raso. Não houve relato de danos humanos e materiais. Os serviços essenciais não foram afetados.

Conforme o Observatório, os tremores de terra em Minas Gerais tiveram aumento de 165% em 2022 em relação a 2021. O último registrado aconteceu no dia 4 de janeiro, em São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O abalo ocorreu durante a noite e assustou muitos moradores.

Nas últimas semanas foram registrados ao menos três tremores em Minas Gerais. Dois deles aconteceram em Sete Lagoas, em 28 de dezembro e 1º de janeiro. A cidade é uma das mais atingidas por tremores no estado.


Com informações de G1 e Fabiana Castro.