top of page
Buscar

ANNEL aprova reajuste nas tarifas da CEMIG

As novas tarifas da concessionária entrarão em vigor a partir de 28 de maio e terá um reajuste médio de 7,32%

 



A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o Reajuste Tarifário Anual da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig Distribuição S/A). A Cemig atende a mais de 9 milhões de unidades consumidoras em 774 municípios do estado de Minas Gerais. As tarifas da concessionária entrarão em vigor a partir de 28 de maio e foram reajustadas nos seguintes índices:

 

Consumidores residenciais - B1 (Cemig): 6,70%

 

Classe de Consumo – Consumidores cativos:

 

Baixa tensão em média: 6,72%

 

Alta tensão em média: 8,63%

 

Efeito Médio para o consumidor: 7,32%

 

O processo tarifário foi impactado pela inclusão de componentes financeiros apurados no atual reajuste e pela retirada de componentes do processo tarifário anterior. Além disso, custos relacionados ao transporte de energia elétrica também influenciaram.

 

A alta tensão abrange classes como A1 (>= 230 kV), A2 (88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (2,3 a 25 kV)1. Na baixa tensão, inclui classes como B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda), B2 (Rural), B3 (Industrial, comercial, serviços) e B4 (Iluminação pública).

 

A ANEEL esclarece que a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são processos comuns previstos nos contratos de concessão. O RTA é mais simples e ocorre quando não há RTP4. Ambos repassam custos de compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais para políticas públicas.

 

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page