top of page
Buscar

Emoção e fé marcam a 57ª Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Como manda a tradição, julho é mês de festa em Ibiá.



A cidade de Ibiá amanheceu ontem (19) ao som de tambores, chocalhos e cantos dos diversos ternos de Congado e Moçambiques, que vieram para participar da 57ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.


A festa segue, fervorosamente, a tradição do interior mineiro. Comemoração que já dura mais de 50 anos e permanece forte em terreiro Ibiaense.



Logo pela manhã, os ternos visitantes se juntaram aos da casa e foram agraciados com a Alvorada. Em seguida, aconteceu na Matriz de São Benedito, a emocionante Missa Conga.

“Eu chego a arrepiar; as pernas parecem que querem dançar junto com eles. É muito emocionante. Sinto uma paz muito grande tomando conta de mim”, falou emocionado, “Seu Pedro”, que veio de Patrocínio, para participar da festa em Ibiá.



Após a Santa Missa, os grupos de religiosos foram recepcionados nas casas dos festeiros, onde foi oferecido um almoço especial.


A tarde, os congadeiros juntamente com fieis, participaram da procissão de encerramento da festa, que saiu da Praça Santa Cruz, levando as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito até a Matriz de São Benedito.


Uma multidão acompanhou a chegada dos religiosos na Praça São Benedito. Em meio a tanta gente, “Seu Chico”, um dos fundadores da festa, em um dos seus momentos sagrados, apreciava, ao lado da rainha, a chegada dos ternos, muitos deles já exaustos depois de dois quilômetros de percurso reverenciando suas origens e seus santos protetores.



A Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito aconteceu pela primeira vez por volta de 1958, e sua primeira edição foi realizada na igreja matriz São Pedro de Alcântara. 


No início dos anos 80, a festa passou a ser realizada na capela de São Benedito e as reuniões festivas aconteciam em uma barraquinha feita de capim. No início dos anos 90 a festa começou a se destacar regionalmente e chegou a reunir 52 ternos de Congados, Moçambiques e Catupés, vindos de várias cidades da região e até mesmo do estado de Goiás.



Na próxima quarta-feira, dia 22, acontece o encerramento oficial da festa, com a descida dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page