top of page
Buscar

Governo de Minas lança o Carnaval da Liberdade

Primeiro carnaval do 'pós-pandemia' terá programa que contempla editais de fomento a iniciativas populares, além de programação organizada pela Fundação Clóvis Salgado e parceiros.


A Liberdade mora em Minas e o Carnaval também. Com esse slogan, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), acaba de lançar o programa Carnaval da Liberdade, iniciativa intersetorial desenvolvida em quatro eixos: Estruturação, Fomento, Ações Culturais e PromoçãoPromoção.


OkO objetivo do Carnaval da Liberdade é incentivar blocos caricatos, escolas de samba e grupos carnavalescos e festas tradicionais, em todos os municípios de Minas Gerais, a realizar as festividades de 2023 de forma alegre e organizada, após dois anos de pandemia.


A iniciativa conta com a participação de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Associação das Cidades Histórica, Associação Mineira de Municípios , Abrasel, Centro de Referência do Queijo e Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.


“O programa Carnaval da Liberdade foi criado para que o Carnaval dos municípios mineiros e capital possa se estruturar e se desenvolver, considerando a importância turística e cultural dessa festa. Minas Gerais se consolida com um destino de Carnaval no país e, com essa iniciativa, poderá oferecer uma festa cada vez mais atrativa, alegre e organizada. A Liberdade Mora em Minas - e o Carnaval também. No nosso estado, podemos encontrar a diversidade dessa festa tão democrática, com blocos caricatos, ritmos e expressões artísticas que terão cada vez mais incentivos para se fortalecerem”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Com o objetivo de garantir a colaboração entre poder público e sociedade civil, foi criada a comissão de Carnaval no Conselho Estadual de Turismo (Consec), com representacão da área de festas populares do Consec.


Para garantir segurança e alegria aos foliões, as Forças de Segurança - nesta iniciativa, representadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros - vão atuar de forma estratégica e incrementar a ação a partir do planejamento realizado no Carnaval da Liberdade.


O efetivo dessas corporações será montado conforme expectativa de público para garantir tranquilidade no decorrer dos dias de folia, com segurança para turistas e foliões em todo o estado.


São mais de R$ 5,6 milhões destinados ao Carnaval da Liberdade, com patrocínio da Cemig e da Ambev - via Lei Estadual de Incentivo à Cultura - a serem utilizados em projetos ligados à temática de cultura carnavalesca, como apresentações musicais, teatrais, dança, artes visuais e audiovisuais, além de festas populares ou outras manifestações culturais.


Podem participar da seleção proponentes apenas empreendedores pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que tenham projetos devidamente inscritos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic), aprovados na Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Copefic) de janeiro e autorizados para captação no exercício de 2023.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page