top of page
Buscar

Ibirité poderá ser o 13°município de Minas a adotar tarifa zero no transporte público

Estado já é o 2º em número de cidades com ônibus gratuito; veja a lista no final da matéria.

Imagem: Câmara Municipal de Ibirité/Divulgação.


A cidade de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está prestes a se tornar o 13° município de Minas Gerais a oferecer transporte público gratuito para a população. Pelo projeto, que deverá ser sancionado pelo prefeito William Parreira (PTC) nos próximos dias, a empresa concessionária vai passar a receber da prefeitura, por quilômetro rodado


A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), com dados atualizados no início deste mês, Minas é a segunda federação do país com mais municípios a ter o sistema de tarifa gratuita, ficando atrás somente de São Paulo, com 15 cidades.


Em todo o Brasil, pelo menos 44 municípios já adotaram o sistema da tarifa zero. Nesse tipo de modelo, o próprio município arca com os custos.


Ainda segundo o NTU, a maioria das cidades que aderiram ao sistema possuem menos de 100 mil habitantes. Com população estimada em mais de 150 mil habitantes, conforme dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itabirito será exceção.


Além de Ibirité, outros municípios também adotaram à gratuidade no transporte público em Minas Gerais, sendo:


Abaeté

Caeté

Campo Belo

Cláudio

Itatiaiuçu

Lagoa da Prata

Mariana

Monte Carmelo

Muzambinho

Ouro Branco

São Joaquim de Bicas

São Lourenço

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page