top of page
Buscar

OMS declara fim da pandemia da covid-19

No Brasil morreram mais de 700 mil pessoas em decorrência da doença.

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. Imagem: OMS/Divulgação.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente, nesta sexta-feira, o fim da emergência global pela pandemia de Covid-19. Esta classificação estava em vigor desde 11 de março de 2020.


"É, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global. Na semana passada, a covid-19 tirou uma vida a cada três minutos e estas são apenas as mortes de que temos conhecimento", afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

O responsável máximo da OMS deixou vários avisos sobre o significado do fim da pandemia, sublinhando que a doença não deve, a partir de agora, ser desvalorizada, pois continua a ser um risco real.


"O que esta notícia significa é que é tempo dos países fazerem a transição do modo de emergência para a começarem a gerir a covid-19 juntamente com outras doenças infeciosas", referiu o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde.


Tedros Adhanom assumiu ainda que, caso volte o contágio a tornar-se uma ameaça global, não terá pudores em declarar uma nova pandemia.


"Sublinho que esta não foi uma decisão precipitada. Trata-se de uma decisão que foi considerada com cuidado durante algum tempo, planeada, e tomada com base numa análise atenta dos dados. Se for necessário, não hesitarei em convocar outro comité de emergência caso a covid-19 volte a colocar o nosso mundo em perigo", alertou.

Segundo os dados mais recentes da OMS, a pandemia do coronavírus causou quase sete milhões de mortes em todo o mundo, tendo sido diagnosticados e reportados mais de 765 milhões de casos, mas as autoridades de Saúde acreditam que os números reais serão muito superiores. No Brasil morreram mais de 700 mil pessoas.

Para o combate à propagação da doença, foi lançada uma campanha de vacinação à escala global. Neste momento, já foram administradas mais de 13 mil milhões de doses da vacina contra a covid-19.


Vacinação em Ibiá


Em Ibiá a vacinação contra a Covid 19 continua sendo realizada. No próximo domingo (7), das 9h às 13h, na Praça Santa Cruz, a prefeitura vai promover o "Dia D" de vacinação.


Todas as pessoas com mais de 18 anos estão convocadas a tomar a vacina bivalente, que atua na prevenção das cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a variante ômicron. Além da bivalente, será aplicado a vacina contra Influenza para grupos prioritários. Para receber a vacina a pessoa deve comparecer ao local com documento de identificação com foto, cartão de vacinas e cartão do SUS.


Siga a nossa página no Instagram!


Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page