top of page
Buscar

Verde Agritech pede à ANTT autorização para construir ramal ferroviário entre São Gotardo e Ibiá

Investimentos pode exigir mais de meio bilhão de dólares e deverá ser assumido por um operador ferroviário.


A Verde Agritech, produtora de fertilizantes, solicitou autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir um ramal ferroviário entre São Gotardo e Ibiá, para escoar a produção de fertilizantes potássicos. Segundo comunicado da empresa, divulgado ao mercado, o projeto pode exigir mais de meio bilhão de dólares em investimentos e deverá ser assumido por um operador ferroviário.


O ramal ficará interligado a uma rede ferroviária que conecta sete Estados e o Distrito Federal, que tem parte administrada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). “As ferrovias FCA são a principal rota entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil”, destaca a companhia no comunicado.



O projeto apresentado à ANTT contempla o transporte de até 50 milhões de toneladas de fertilizantes potássicos por ano, cerca de 55% da demanda nacional, segundo a empresa. A companhia tem hoje duas plantas em operação, em São Gotardo e Matutina, com capacidade de produzir anualmente até 3 milhões de toneladas de fertilizantes. Este ano, a construção da terceira planta, com investimentos de R$ 275 milhões, foi anunciada pela companhia para ser concluída em 2024, elevando a capacidade de produção para 16,4% da demanda nacional.


“Ao conectar as minas de potássio da Verde, a maior reserva conhecida do Brasil, aos seus principais centros consumidores, a ferrovia dará aos agricultores acesso a um volume ainda mais substancial de produto”, comentou o fundador e CEO da Verde Agritech, Cristiano Veloso, em nota.

A construção do ramal ferroviário por empresas é prevista em uma medida provisória de agosto de 2021, por meio do Programa de Autorização Ferroviária (Pro Trilhos). A Verde Agritech diz esperar a autorização da ANTT para os próximos meses.


“Caso a autorização seja concedida, será posteriormente assinado um contrato entre a ANTT e a Verde, autorizando a exploração da ferrovia em regime privado. Depois disso, a Companhia iniciará os estudos ambientais e de engenharia para este projeto”, explica o comunicado ao mercado.


Com informações de Infomoney/Estadão e Globo Rural.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page