top of page
Buscar

Ibiá receberá 1.620 testes rápidos de covid-19

Nova remessa dos kits de diagnóstico começou a ser enviada para as unidades regionais nesta quarta-feira (2/2).


Foto: Fábio Marcheto/Agência Minas


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou, nesta quarta-feira (2/2), o envio aos municípios de 1.306.320 testes de diagnóstico rápido de covid-19. (Veja no final da matéria a quantidade que alguns municípios da região vão receber).


Conforme cronograma de distribuição do governo estadual, o município de Ibiá vai receber 1.620 unidades do teste. O objetivo da secretaria é manter a expansão do diagnóstico da covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar esforços para a contenção da pandemia no estado.


Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) por meio dos Correios, estimando-se um prazo de entrega de 48 horas. As URSs farão a distribuição para os municípios que se encontram sob a respectiva região de abrangência.


Desde o início da pandemia, a SES-MG disponibilizou para os municípios um total de 2.659.580 testes rápidos para a detecção de antígeno SARS-CoV-2. Além disso, são realizados testes RT-PCR na rede pública de laboratórios referenciados do estado.

Os testes rápidos de antígenos em distribuição deverão ser utilizados na testagem dos casos suspeitos de covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença.


Considerando o cenário epidemiológico dos casos de síndrome gripal em Minas Gerais, recomenda-se aos gestores municipais de saúde que direcionem o uso dos testes rápidos de antígeno dentro dos eixos da atenção primária à saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), subsistema de saúde indígena (SasiSUS) e da vigilância em saúde.


Positividade


A SES-MG monitora a realização dos testes por meio do registro do uso e notificação dos casos no sistema oficial do Ministério da Saúde (E-SUS notifica). O registro inclui extração e qualificação dos dados para análise, o número de exames realizados em todo o estado e a porcentagem de resultados positivos em janeiro de 2022.


Segundo levantamento realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, foi registrada uma elevação gradativa da positividade ao longo do mês de janeiro, que evoluiu de 14,7% na primeira semana, para 28,7%, 40,5% e 41,7%, respectivamente, nas semanas consecutivas. Os dados relativos à porcentagem de testes positivos no estado estão em consolidação pelos técnicos da SES-MG.


Orientação


A SES-MG orienta que, se possível, as secretarias municipais de saúde organizem ações de testagem extramuros.


Uma possibilidade é a utilização d o guia prático para a realização de triagem de casos de covid-19 utilizando testes rápidos de antígeno (TR-AG) descrito no Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste).


Recomendações técnicas adicionais podem ser consultadas na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.598, de 8 de novembro de 2021. Orientações referentes à priorização da testagem em locais com baixa disponibilidade de testes ou capacidade operacional limitada podem ser consultadas na Nota Técnica nº 1/SES/SUBVS-CELP/2022.


Distribuição em algumas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba


CIDADE

QUANTIDADE DE TESTES

Ibiá

1.620

Campos Altos

560

Pratinha

40

Patrocínio

7.240

São Gotardo

3.040

Patos de Minas

20.060

Uberaba

16.640

Uberlândia

29.640

Araxá

3.140

Rio Paranaíba

780

Serra do Salitre

760


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page